Olá. Bom todo dia!
Errar com precisão infinita!
Essa pequena frase bomba foi pronunciada por um grande amigo, durante mais um de nossos intensos brainstorms, e clareou de forma brilhante o que também penso sobre o momento presente e as escolhas para o futuro possível.
Quando eu estava pensando em apenas complementar o artigo anterior, introduzindo a simplicidade de um controle estratégico eficiente e eficaz, me caiu no colo essa bomba.
Bomba? Sim porque faz muito sentido no atual contexto de poucos acertos e muitos erros. Talvez, também, porque nós estejamos sendo submetidos a maior e mais brusca disrupção que jamais foi sequer pensada.
Eu traço hipóteses e monto cenários estratégicos. O “desconhecido elefante”, por exemplo, é a porta de entrada para uma pesada tática operacional de guerrilha entrincheirada.
Essa guerrilha é travada 24 horas por dia, 7 dias por semana e faz parte de um plano de conquistas segmentado em 30 dias, 90 dias e 180 dias.
Sendo que só existe um único objetivo primordial: estar em atividade no nonagésimo dia e permanecer assim no centésimo octogésimo dia.
Esta matriz tática operacional de guerrilha entrincheirada foi pensada para servir de apoio para o dia a dia, para usar nas 24 horas do dia e nos 7 dias da semana.
A base desta matriz está no trinômio VALOR <=> TALENTO <=> FLUXO de CAIXA. Tudo o que for feito na gestão da empresa deve ser explicado dentro desses 3 elementos primordiais da gestão. Caso contrário vai para uma caixa de sugestões para ser futuramente avaliado.
Deve ter VALOR porque essa é a essência básica do negócio tático; Deve ser um TALENTO porque essa é a necessidade básica do negócio tático; Deve servir ao FLUXO de CAIXA porque essa é a segurança básica do negócio tático.
A questão da simplicidade do trinômio exposto acima está na obviedade da situação presente, ou seja, caso não encaixe no FLUXO de CAIXA não pode ser feito, não serve para empresa, não ajuda ao negócio. Outra coisa óbvia é o TALENTO e é óbvio porque sem capacidade de organização, de motivação e de decisão nada será feito, e isso não serve para empresa, não ajuda ao negócio. O ponto que talvez seja menos direto é o VALOR, pois ele é subjetivo e é amplo, e é tão amplo que não faz referência a nenhuma questão econômica ou financeira, pois isso está inserido no FLUXO de CAIXA; tampouco aponta para sua capacidade fazer negócios (administrar, vender e comprar), pois isso está inserido no TALENTO.
O VALOR é um parágrafo a parte, é o mais profundo dos itens do trinômio porque ele irá demonstrar o quanto foi entendido, compreendido de todo esse imbróglio da pandemia; da sua dependência, e da nossa dependência de fatores externos; da sua limitação, e da nossa limitação aos fatores externos; dos compromissos que estão sendo assumidos por todos empresários com as pessoas que estão próximas, ou que irão se aproximar, e o quanto essas pessoas estão depositando de confiança em cada empresário, empreendedor.
O VALOR está nessa confiança depositada que inicia muito forte, enorme porque é um compromisso nunca antes pedido e nunca antes assumido. É algo totalmente novo porque estamos todos entrando num período inexplorado da nossa própria relação social, humana e humanitária. Não é apenas mais uma relação de consumo, atendimento e preço. É algo praticamente desconhecido. Uma verdadeira novação!
Errar com precisão infinita!
Entendeu a razão de ser uma pequena frase bomba... porque ela diz muito do que está em jogo nas próximas 24 horas, nos próximos 7 dias, ou em 30 dias, ou em 90 dias, ou em 180 dias, ou por ainda mais tempo para quem permanecer em atividade.
E só para lembrar... não existe melhor momento para implementar soluções em inteligência nos negócios do que agora. Por quê? Porque o passado acabou, não interessa mais, não fará diferença nenhuma, o que importa é que agora temos o presente e um provável futuro! E que dessa vez seja sem atrasos, arrependimentos...
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!