quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Diferença entre BI e DS em BIG DATA

Business Intelligence (BI) e Data Science (DS) não são a mesma coisa e, também, é incorreto dizer que a Ciência de Dados é uma sequência da Inteligência nos Negócios, mesmo que exista alguma lógica nesse entendimento. A questão toda está na atenção aos detalhes. Na postagem anterior a definição de BIG DATA Grandes [Volumes + Veracidade + Velocidade] de Dados para Inteligência nos Negócios perdeu um dos “V’s” (espero que você tenha observado)... excluí a “Variedade”. 

E essa “Variedade” é a diferença fundamental entre BI e DS porque é a causa do incremento substancial em “Volumes” e “Velocidade” tornando-os outros pontos impactantes no que tange a “BIG” propriamente dito. A “Variedade”, com muito mais “Volume” e muito mais “Velocidade”, nessa multiplicidade de dados é o que configura a diferença primordial para Ciência de Dados. Enquanto o BInão olha’ para aquilo que não está organizado, a DS olha, e 'olha' de forma profunda. 

Business Analytics é o conceito mais amplo, pois envolve BI e DS no mesmo sentido de Análise de Negócios, observando os acontecimentos em negócios sobre todos os ângulos e perspectivas. Isso é importante. O BI aplica a Inteligência nos Negócios até o limite do que acontece nos negócios sob o ponto de vista em que estão previstos ou não e realizados ou não, analisando o que (Análise Descritiva), o porquê (Análise Diagnóstica), e projetando um pouco o que poderá ocorrer (Análise Preditiva). A DS faz tudo isso, ou seja, analisa o que (Análise Descritiva), o porquê (Análise Diagnóstica), o que poderá (Análise Preditiva), e, ainda, faz uma análise do que é objetivo e o que deve ser feito para alcançá-lo (Análise Prescritiva). 

Acredito que com a noção geral do que é e onde está o BIG DATA fornecida até agora, é possível montar uma sequência de aquisição de conhecimento que eu considero ser essa: 

· grande conteúdo de informações coletadas; 

· organização dessas informações; 

· segmentação por interesses; 

· definição das áreas de interesses; 

· mapeamento das possibilidades; 

· análise dos resultados; 

· planejamento das ações; 

· execução. 

Essa sequência é a base da etapa seguinte que se resume em: 

· revisão; 

· correção. 

Formando um ciclo interminável na condução dos negócios nas diferentes áreas da empresa. 

Assim é o futuro dos negócios como um todo! Use e abuse das suas informações e tome as melhores decisões. Eu ajudo! Se você não tem ideia por onde começar faça uma consulta comigo. 

Tenho muita experiência nesse assunto e posso auxiliar na definição de um caminho.

Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!