segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Projeto 1 Criando o Ciclo

O ciclo da Inteligência Todo Dia é o básico: dados > informação >> conhecimento >>> inteligência = decisão! 
Mas amarrando toda essa simplicidade está a mindful leadership que vem a ser o exercício da liderança consciente ou o paradoxo da não decisão. Enquanto na liderança consciente nós aprendemos a dedicar atenção e foco para o momento e para o todo, no paradoxo da não decisão é feita a opção por atender prioritariamente tudo aquilo que não prescinde de decisão ou que não me exporá a esse risco. 

Acho que é bem claro que isso que estou propondo não é fácil de fazer. Olhando apenas para o ciclo [dados > informação >> conhecimento >>> inteligência = decisão!] é bem simples, mas caso eu não pense com lucidez e com uma grande dose de lógica eu não conseguirei influenciar e apreender o que a execução do ciclo me proporciona como resultado. 

O ciclo da Inteligência Todo Dia é virtuoso. De forma alguma poderá se tornar um círculo vicioso mesmo que corra esse risco permanentemente. O risco imprudente de transformar algo virtuoso em vicioso é quando não aproveitamos o que nos é oferecido. Se no decorrer do processo de criação do ciclo da Inteligência Todo Dia nos restringirmos mais ao ato de produzir informação do que ao fato de receber conhecimento nós perderemos o passo para decidir com a inteligência adquirida. 

Repito. O ciclo da Inteligência Todo Dia é dados > informação >> conhecimento >>> inteligência = decisão! 

Faça mais! Faça melhor! Conte comigo

Projeto 1 Inteligência Todo Dia

O principal conceito da Inteligência Todo Dia é considerá-la como uma preparação para tomar decisões. Pequenas ou grandes as decisões são necessárias em todos os momentos da vida. Acumular decisões gera ansiedade e, eventualmente, desespero entre inúmeras outras possibilidades. Não decidir é muito pior que decidir mal. E decidir mal é sempre uma escolha, ou seja, é a escolha pela prévia desinformação. Desesperador isso, não é mesmo? Eu acho que sim! Se você também pensa assim segue o fluxo... 

Com a intenção de afastar o desespero, a ansiedade, e alguns outros pequenos ou grandes transtornos psicoemocionais é bastante interessante desenvolver a capacidade de tomar decisões no tempo certo. É óbvio que algumas situações exigem a famosa decisão sem decidir, mas isso só é possível com o conhecimento de todos os fatores incidentes prévios ou posteriores. Enfim, não decidir também é fruto de uma decisão consciente. 

O ciclo da tomada de decisão é simples de ser compreendido quando analisamos todo o complexo cenário prévio ao momento da decisão. Vamos ao que é possível delimitar: 

· Dados geram informação. 

· Informação gera conhecimento. 

· Conhecimento gera inteligência. 

· Inteligência facilita a tomada de decisão. 

Simples não é mesmo? Eu acho que sim, mesmo que não seja fácil de estruturar este ciclo. 

Faça mais! Faça melhor! Conte comigo