O principal conceito da Inteligência Todo Dia é considerá-la como uma preparação para tomar decisões. Pequenas ou grandes as decisões são necessárias em todos os momentos da vida. Acumular decisões gera ansiedade e, eventualmente, desespero entre inúmeras outras possibilidades. Não decidir é muito pior que decidir mal. E decidir mal é sempre uma escolha, ou seja, é a escolha pela prévia desinformação. Desesperador isso, não é mesmo? Eu acho que sim! Se você também pensa assim segue o fluxo...
Com a intenção de afastar o desespero, a ansiedade, e alguns outros pequenos ou grandes transtornos psicoemocionais é bastante interessante desenvolver a capacidade de tomar decisões no tempo certo. É óbvio que algumas situações exigem a famosa decisão sem decidir, mas isso só é possível com o conhecimento de todos os fatores incidentes prévios ou posteriores. Enfim, não decidir também é fruto de uma decisão consciente.
O ciclo da tomada de decisão é simples de ser compreendido quando analisamos todo o complexo cenário prévio ao momento da decisão. Vamos ao que é possível delimitar:
· Dados geram informação.
· Informação gera conhecimento.
· Conhecimento gera inteligência.
· Inteligência facilita a tomada de decisão.
Simples não é mesmo? Eu acho que sim, mesmo que não seja fácil de estruturar este ciclo.
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!