segunda-feira, 26 de março de 2018

Planejamento e planos

As armas de um processo de gestão dedicado ao negócio são a elaboração de bons planos e a execução desses planos. Explico. Todo plano tem de ser exequível, caso contrário não é um bom plano. 
Em conformidade com diversas técnicas de gestão de negócios é possível afirmar que seguir um rumo, através de um plano elaborado, é uma solução conciliadora, pois estreita os espaços que causam a desestabilização dos negócios. 
Tudo que envolve um empreendimento é fruto de expectativa e à certeza nem sempre é uma realização diária. Os planos e suas contingências são o que efetivam o êxito da maior parte da obra, mas sempre dependeremos da execução e da correção de rotas que advém de resultados obtidos ou não. 
Planejamento é algo que deve ser feito com o intuito de ser um guia, uma linha geral para diversas situações, pois um planejamento elaborado com bases reais irá costurar as etapas de forma a solidificar os aspectos econômicos e seus prováveis reflexos financeiros. Algo que pode mensurar o provável êxito de um planejamento é a quantidade de planos detalhados que são originados do principal e atingem seu objetivo nos prazos estipulados. 
São diversos os planos que devem ser formatados e postos em execução, mas alguns são parte de um processo que independem da existência de um planejamento de negócio para existirem. Por exemplo temos os planejamentos de produção ou de vendas. Estes são específicos e não dependem necessariamente de um planejamento do negócio para serem feitos e executados, mas dependem um do outro para darem certo. Essa ligação é que pode e deve ser feita para toda à empresa com intuito de simplificar o entendimento de onde estão as vantagens ou as dificuldades. 
Pense em planejar como sendo algo igual a preparar um churrasco ou uma macarronada para aquelas pessoas de quem gostamos e que nos trazem satisfação pela sua companhia e presença. Normalmente queremos que todos estejam presentes e que tudo esteja pronto, para servir e nos deliciar, na hora em que será servida a refeição. Fazer um plano é a mesma coisa, só que um pouco diferente, pois depois de concluirmos a elaboração dedicada e criteriosa de todo o planejamento você ainda terá que providenciar o churrasco ou a macarronada para todos os envolvidos! 

Sorte e sucesso com muitos e muitos planos!