segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Plano de vendas

A matriz de vendas de um negócio deve ter o foco na diversidade de produtos ou serviços suficiente para criar as condições de subsistência e perenidade ao próprio empreendimento. E a eficácia disso se materializa e comprova ao transcorrer o tempo que foi definido no plano de negócios.
A diversidade de produtos ou serviços possibilita encontrar aqueles que formarão o plano de vendas, estando divididos em no mínimo três grupos conforme segue:

  • base do faturamento; 
  • diferenciados e competitivos no mercado; 
  • geradores de riqueza. 
As vendas em si não seguem o plano, pois os fatores de efetivação são variáveis e definidos por condições gerais de mercado. Mas sem o plano de vendas é quase impossível prever os rumos que o negócio tomará, bem como, é inviável fazer correções para seguir o rumo previsto.
Então se as vendas não seguem o plano, porque fazer um plano? O plano final é precedido de uma série de itens na sua composição que podem ser variáveis na complexidade dos produtos ou serviços ofertados, mas que tem uma base critica nos seguintes pontos:
  • capacidade da equipe de vendas; 
  • estoque de produtos disponíveis; 
  • necessidades do fluxo de caixa futuro; 
  • condições normais de venda; 
  • condições especiais de venda. 
E com esses, entre outros, pontos é possível rever os planos iniciais previstos fazendo as correções necessárias em tempo hábil. Sem mágica ou desespero. Com acuracidade e serenidade.
Planeje e ponha em prática, vale a pena agir assim. Se precisar conte comigo!