Plano de vendas
A matriz de vendas de um negócio deve ter o foco na diversidade de produtos ou serviços suficiente para criar as condições de subsistência e perenidade ao próprio empreendimento. E a eficácia disso se materializa e comprova ao transcorrer o tempo que foi definido no plano de negócios.
A diversidade de produtos ou serviços possibilita encontrar aqueles que formarão o plano de vendas, estando divididos em no mínimo três grupos conforme segue:
- base do faturamento;
- diferenciados e competitivos no mercado;
- geradores de riqueza.
As vendas em si não seguem o plano, pois os fatores de efetivação são variáveis e definidos por condições gerais de mercado. Mas sem o plano de vendas é quase impossível prever os rumos que o negócio tomará, bem como, é inviável fazer correções para seguir o rumo previsto.
Então se as vendas não seguem o plano, porque fazer um plano? O plano final é precedido de uma série de itens na sua composição que podem ser variáveis na complexidade dos produtos ou serviços ofertados, mas que tem uma base critica nos seguintes pontos:
- capacidade da equipe de vendas;
- estoque de produtos disponíveis;
- necessidades do fluxo de caixa futuro;
- condições normais de venda;
- condições especiais de venda.
E com esses, entre outros, pontos é possível rever os planos iniciais previstos fazendo as correções necessárias em tempo hábil. Sem mágica ou desespero. Com acuracidade e serenidade.
Planeje e ponha em prática, vale a pena agir assim. Se precisar conte comigo!