A precificação é um conceito singular e pouco usado na rotina dos negócios. A composição do preço de venda de um produto ou serviço não pode ser feita apenas utilizando a velha técnica do markup fixo. É um erro usar o markup para atribuir ao custo o ganho esperado para gerar vida no negócio. O markup não funciona na prática. O markup iguala os desiguais. O markup é o cianureto do fluxo de caixa.
Cada produto ou serviço oferecido deve ter na formação do seu preço o equilíbrio necessário para atender no mínimo as seguintes premissas:
- ser competitivo no mercado;
- repor seu custo de aquisição ou transformação;
- contribuir para pagar as despesas fixas e variáveis;
- pagar os impostos devidos;
- formar uma poupança para melhorias ou ampliação;
- gerar riqueza aos investidores.
A simplicidade de uma tabela de preços de venda de produtos ou serviços não deve ser confundida com a ideia de simplificar o cuidado com a definição do valor do produto. Ao atribuir o valor a um produto ou serviço criamos uma figura de importância singular no entendimento do objetivo do negócio, pois é nessa definição que, além dos itens elencados acima, aproveitamos para discutir e diferenciar o valor do produto do seu efetivo preço de venda.
Entenda que nessa diferenciação está o segredo de perenidade do empreendimento, pois o lucro ou a geração de riqueza aos investidores pode ser ferido de morte por conta de erros cometidos na precificação malfeita. Por malfeita entenda também como não feita.
O preço de venda de um produto ou serviço nem sempre será o valor do produto, mas também não deverá ficar muito distante desse.
Se você precisar de ajuda para criar estes parâmetros conte comigo!