segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Vendi pouco e agora?

Em qualquer empreendimento essa constatação é aterrorizante e na prática não existe solução, pois o que não aconteceu não será resolvido pelo que pode acontecer. 

Mesmo assim é preciso analisar o contexto e verificar se as vendas foram inferiores ao previsto ou as vendas foram menores que o necessário? 

Tem alguma diferença? Sim, existe uma grande diferença e ela só se aplica se você é um empresário e não um tocador de negócio. 

Diferença entre empresário e tocador de negócio:

O primeiro: se você pratica a gestão como um empresário deve ter feito um plano de vendas para o período adequado ao respaldo financeiro pré-existente, compatível com a capacidade de atendimento de clientes e prevendo a complicada situação econômica externa (município / estado / país). Assim está sofrendo com o impacto da venda inferior, mas não corre riscos sérios na continuidade do negócio. 

O segundo: se você é um tocador de negócio o plano de vendas só existe na sua mente, pois é baseado nas suas expectativas. Além disso deve fazer retiradas frequentes de dinheiro do caixa para trocar de carro ou manter algum outro gasto desnecessário; aumentou o estoque comprando tudo que achava ‘barato’; dispensou os ‘vendedores’ que ganham mais (os mesmos que vendiam mais); e se enterrou em empréstimos bancários para cumprir parte dos compromissos e manter o mesmo nível de ‘gastança’. 

Acredito que ficou claro a diferença básica e definitiva na conduta permanente da administração diária, pois além de sofrer como todos os impactos das vendas inferiores, ainda corre sérios riscos para manter vivo o negócio. 

Mas não se esqueça que um bom plano de vendas deve ser preparado com informações confiáveis da própria empresa, tais como: giro do estoque comparado ao fluxo de caixa para os próximos meses; capacidade física de expor produtos à venda; entendimento do perfil do cliente com o perfil do estabelecimento; adequação da equipe de atendimento com o perfil do cliente; entre outros pontos específicos de cada negócio. 

Leve sempre em conta que independente do negócio a rapidez na tomada de decisões e a escolha do melhor caminho a seguir, bem como, debater opções e alternativas com clareza, objetividade e conhecimento são elementos imprescindíveis no dia a dia. 

Tenha isso presente e o êxito ficará próximo.