sexta-feira, 6 de abril de 2018

Custo: capacidade de produção

A variável capacidade de produção é o que determina o sucesso ou não de um negócio. Se você ainda não sabia disso é possível que já tenha fracassado, mas sempre é tempo de uma guinada para a correção de rumo. Nessa postagem vou tratar disso, mas apenas pelo viés do tão expressivo e necessário enfoque do custo.
Aqui eu tratei da determinação do tempo disponível. Mas além do tempo disponível é preciso determinar a capacidade geral de fabricação. E essa capacidade surge com a apuração dos potenciais de produção de pessoas e das máquinas e equipamentos. Tudo deve ser computado para que seja definida a estimativa de produtividade máxima funcionando a pleno vapor.
Um exemplo bem claro é que uma máquina pode ter capacidade de produção de 720h / mês. Isso significa que ela pode trabalhar sem parar o dia todo e todos os dias. Em contrapartida uma pessoa tem o limite de trabalho estipulado em 145h / mês. Isso significa que essa pessoa vai trabalhar 7h e 15min por dia, nos cinco dias na semana e nas quatro semanas do mês.
Então a capacidade de produção da máquina deve ser igual a quantidade de turnos em que ela realmente estará produzindo. Essa é a capacidade que deve ser usada no cálculo. Já a capacidade de produção de uma pessoa é a sua própria jornada de trabalho disponível sem horas extras.
A capacidade de produção na maioria das vezes é uma estimativa, mas deve ser uma estimativa projetada com dados verdadeiros e analisados. De nada adiantaria usar na projeção o exemplo da maquina que tem capacidade para 720h / mês se ela só estiver sendo usada em 145h / mês. Isso iria criar um desequilíbrio fundamental na projeção do potencial de produção.
De posse da capacidade de produção de toda empresa é possível estabelecer os critérios próprios para a formação do valor do produto e do seu preço final de venda, equacionando de forma proporcional e individualizada para todos os produtos alguns dos diversos grupos de despesas que influenciam na formação do custo. Proporcional, pois um produto de maior valor pode receber uma parcela maior, e igualitária porquê todos os produtos devem contribuir com a absorção de todas as despesas por, ao menos, o seu ciclo de maturação.
Acredito que tenha ficado claro o que a capacidade produção representa na composição do custo. E, por conseguinte, que isso irá influenciar diretamente o valor do produto e o seu preço final de venda.

Sorte e sucesso!

Nota: a proporcionalidade que uso como referência para esse cálculo tem por lastro à curva ABC de vendas reais ou do planejamento.