quinta-feira, 5 de abril de 2018

Custo: tempo na produção

A determinação do custo de um item industrializado é fator de extrema importância na composição do valor do produto e, também, na determinação do preço de venda (aqui nesta postagem tratei da precificação).
A palavra custo é sinônimo de pago. E significa que de alguma forma saiu ou sairá dinheiro do caixa para isso. No caso do tempo o que está ou será pago é, basicamente, à folha de pagamento (salários, benefícios e encargos sociais), então é fácil de entender que o tempo também é pago. Inclusive o tempo ocioso ou parado.
Aqui neste outro artigo eu me referi ao que é importante para determinar o custo. Entre os itens que tem relevante significado está o tempo, pois relembro ele é pago. Assim sendo é necessário definir quanto tempo temos disponível na empresa para saber como dividir o custo de forma a equilibrar, proporcionalmente, o valor dos produtos facilitando o ajuste do preço final de venda.
Na definição da fórmula de cálculo do tempo disponível devemos somar as horas previstas de trabalho de todas as pessoas envolvidas diretamente na produção (exclua dessa fórmula as pessoas dos setores administrativo, vendas, direção e todas as demais que não atuem diretamente na linha de fabricação dos produtos), assim teremos o total do tempo disponível. À próxima etapa é determinar o tempo de fabricação de cada produto, com isso teremos o tempo individual utilizado em cada item.
Com estas duas marcações teremos a possibilidade de definir a capacidade de produção usando todo o tempo disponível da fábrica. E este número é extremamente importante para sabermos o potencial de vendas, ou seja, quanto é viável vender sem criar problemas e sem aumentar o custo com pessoal. Se você não entende o porquê isso é tão extraordinário é provável que esteja perdendo dinheiro nesse momento.
Com esta base viabilizamos à criação de critérios próprios para a formação do valor do produto e do seu preço de venda, equacionando de forma proporcional e igualitária para todos os produtos um dos itens com maior peso na formação do custo. Proporcional, pois um produto de maior valor pode receber uma parcela maior, e igualitária porquê todos os produtos devem contribuir com a absorção do custo do tempo por, ao menos, o seu ciclo de maturação.
Calcule o tempo pago e tenha todo tempo disponível para os bons resultados!

Nota-1: é claro que as demais funções também entram no cálculo de custo, mas essa é outra parte da fórmula de formação de valor do produto.
Nota-2: a proporcionalidade que uso como referência para esse cálculo tem por lastro à curva ABC de vendas reais ou do planejamento.