Quando trato de planejamento tributário não me refiro apenas à escolha do tipo de tributação possível (presumido, real, simples), mas a especificidade de toda à cadeia tributária que impacta em produtos ou serviços, envolvendo os aspectos técnicos das variadas camadas fiscais. Um planejamento de tributos pode cobrir muitas opções complexas entre outras que são de simples execução, mas sempre será necessária uma atenção redobrada na condução das obrigações que não podem ser tratadas com imprudência em nenhum caso.
Por essa razão um planejamento mais elaborado se torna viável para algum negócio que esteja no patamar de faturamento acima de 6 milhões ao ano. Abaixo disso talvez o nível de controles e organização seja superior ao necessário no dia a dia da empresa, inviabilizando o funcionamento regular e a execução correta do próprio planejamento.
A profissionalização da gestão é a única forma de qualquer planejamento tributário dar certo e, mesmo assim, ainda grandes serão os cuidados necessários para chegar ao ganho final projetado e esperado.
Fica o alerta implícito no título desse texto: se for para não pagar não gaste tempo e recursos com planejamento.
Sorte, sucesso e conte comigo!