sexta-feira, 1 de junho de 2018

Profissionalização da gestão em conceitos

Esse é o pior assunto para escrever. É um assunto emocional, passional. Seria fácil descrever uma lista de erros possíveis numa gestão não profissional. Mas não é bem esse o ponto que eu pretendo abordar nesse momento.
Entender como conectar o conceito de profissionalização com o conceito de gestão pode ajudar a abrir uma porta de livre trânsito com menor impacto emocional, diminuindo a passionalidade da dura decisão. Voltarei à essa dura decisão logo mais. Antes vou estabelecer um entendimento objetivo sobre as expressões profissional e gestão.
Profissional é designação concedida para quem é treinado e domina algum tipo de conhecimento ou técnica específica. Com essa capacidade o profissional conduz a execução da atividade a ele conferida de forma a obter o melhor resultado possível, utilizando o conhecimento adquirido pela própria preparação e experiência no cumprimento da tarefa. Isso tem que ficar claro. O profissional não tem dúvidas sobre o que fazer, mesmo tendo opções do desenvolvimento da tarefa ele sabe conduzir os rumos da atividade na busca do resultado. Repito. O profissional sabe o que está fazendo, pois está preparado. Ser profissional é, acima de tudo, não ser amador (aquele que ama a dor).
Gestão é o processo de permanente criação de condições para que o profissional desempenhe sua função e melhore continuamente. É um processo que avança no dia a dia junto com o desenvolvimento do negócio. É o processo que permite à empresa crescer e criar a necessidade de mais profissionais com ainda mais qualificações, habilidades, conhecimento e competências para atender as tarefas que serão mais complexas, dinâmicas e desafiadoras na mesma medida em que o negócio expande seu tamanho. Mas não é apenas isso. Gestão é o processo de indicar o caminho e conduzir à jornada. Mas não é apenas isso. Gestão é o processo de se autogerir até o ponto onde o próprio limite da competência cria o entrave do processo. Será esse o principal desafio profissional na gestão
A conexão entre o conceito de profissional e o conceito de gestão é mais do que olhar para tudo e fazer tudo, esse é apenas o papel de um entendido no desempenho de uma função. A conexão mais importante é saber ser responsável o tempo todo, principalmente, no momento de encarar a decisão mais importante do gestor. Aquele momento em que é necessário olhar para à porta sem passionalidade, mas com todo a responsabilidade necessária para tomar a mais importante dura decisão para o negócio: a profissionalização da gestão!

Sorte, sucesso e conte comigo!