quarta-feira, 15 de agosto de 2018

LCI: Diário Geral, Razão Contábil e o Plano de Contas

O Diário Geral o Razão Contábil são os verdadeiros instrumentos de salvaguarda dos atos e dos fatos da administração do empreendimento, do negócio, da empresa, da pessoa jurídica e da pessoa física. Nenhuma outra prova será tão verdadeira quanto apresentar o DG e o RC em conformidade com os documentos que produziram os registros ali contidos. Não existe forma melhor de provar que os administradores agiram de forma correta na condução do negócio em caso de necessidade formal de alguma explicação.
O DG na forma sequencial dos seus registros reproduz o andamento do processo comercial, negocial do empreendimento. O DG demonstra quão rígido e firme foi a condução dos atos negociais expressos nos fatos documentados e registrados na contabilidade diária e sucessivamente. O DG exibe a forma como os gestores trataram a saúde financeira da empresa, pois a interligação dos registros contábeis nas contas próprias definidas em leis, normas e princípios da contabilidade não permite que sejam criadas formas distintas ou particulares de transformar os fatos documentados em informações válidas. O principal motivo para isso é que a contabilidade possui uma estrutura única de funcionamento e, por isso, deve ser demonstrada de forma igual e equivalente entre todas as empresas submetidas a mesma lei.
As normas e princípios da contabilidade determinam que toda escrituração deve partir de uma ordenação estabelecida no Plano de Contas que irá instruir a classificação do tipo de documento. O Plano de Contas sustenta a organização da escrituração e, também, unifica a apresentação dos resultados da contabilização. As normas e princípios da contabilidade determinam qual a ordem de registro dos documentos, quais tipos de eventos podem produzir registros contábeis de previsão, quais tipos de fatos geradores não podem ser assumidos pela empresa e, além disso, pela obrigação da publicidade delimitam a liberdade dos administradores no prazo e na prática de atos.
Fique atento, sempre, pois é você quem assina e que assume a responsabilidade!