Pode dar certo, mas apenas por um tempo. E o tempo que uma estratégia errada dará certo é o mesmo tempo que um concorrente vai demorar para enxergar sua estratégia e copiá-la com melhorias. Esse é o ponto crucial que eu vou abordar: a estratégia é ampla, geral, irrestrita, mutável, adaptável e dispensável.
Todas as ações dentro de uma empresa devem ser fruto de uma estratégia. Tudo o que acontece em uma empresa é fruto de negociação. E toda negociação resulta de uma estratégia ou resulta em uma estratégia. As negociações nos mais variados níveis precisam estar ligadas entre si para que algum resultado consistente e permanente seja alcançado. A variação de decisões produz efeitos confusos no negócio como um todo.
Uma estratégia vencedora terá objetivos: macro e micro; e, também, níveis: principal e sub; que estarão vinculados. Por isso é necessário que a estratégia macro seja conhecida por todos, e as demais sejam compartilhadas com as pessoas que terão a missão de aplicá-las. Isso até pode parecer complicado quando lemos, mas acredite que você faz exatamente assim mesmo não se dando conta disso.
O erro que cometemos é não estabelecer o que é esperado de cada objetivo e cada nível. Assim a estratégia é sempre macro, pois ela está sempre no primeiro plano de nossa ação.
Todas as ações dentro de uma empresa devem ser fruto de uma estratégia. Tudo o que acontece em uma empresa é fruto de negociação. E toda negociação resulta de uma estratégia ou resulta em uma estratégia. As negociações nos mais variados níveis precisam estar ligadas entre si para que algum resultado consistente e permanente seja alcançado. A variação de decisões produz efeitos confusos no negócio como um todo.
Uma estratégia vencedora terá objetivos: macro e micro; e, também, níveis: principal e sub; que estarão vinculados. Por isso é necessário que a estratégia macro seja conhecida por todos, e as demais sejam compartilhadas com as pessoas que terão a missão de aplicá-las. Isso até pode parecer complicado quando lemos, mas acredite que você faz exatamente assim mesmo não se dando conta disso.
O erro que cometemos é não estabelecer o que é esperado de cada objetivo e cada nível. Assim a estratégia é sempre macro, pois ela está sempre no primeiro plano de nossa ação.
Por isso que quando eu começo a escrever sobre um tema um pouco mais instigante fico com receio de não ser entendido de forma clara, ao menos de forma tão clara quanto aquilo que eu entendo.
Vou explicar minha estratégia na frase anterior escrita em itálico:
- Minha estratégia macro e principal é escrever sobre o tema estratégia, ok?
- Minha estratégia micro é demonstrar que o tema é instigante, ok?
- Minha estratégia sub é mostrar meu receio de não ter sua atenção, ok?
No parágrafo anterior eu estabeleci como objetivo fazer você compreender que eu entendo do tema, que o tema é instigante e é preciso que você dedique boa atenção para compreender o que estou expondo. Basicamente assim eu tiro o ponto cego da estratégia e direciono minhas ações para executar o plano, atento aos objetivos e executando ações compatíveis com os níveis necessários. É simples, mas não é fácil. Concordo.
Uma informação complementar e interessante: o seu cérebro, o maior processador de informações que existe, entendeu tudo que leu... porque ele faz exatamente isso o tempo todo!
A aplicação de conhecimento adquirido exige dedicação. Muita dedicação. Exige comprometimento. Muito comprometimento. Exige atenção. Muita atenção. Exige. Exige. Exige. O tempo todo, todo o tempo!
Quer ajuda para desvendar a sua estratégia, estrategia, estrategie, stratégie, strategy, strategie, strategia? Conte comigo!
A aplicação de conhecimento adquirido exige dedicação. Muita dedicação. Exige comprometimento. Muito comprometimento. Exige atenção. Muita atenção. Exige. Exige. Exige. O tempo todo, todo o tempo!
Quer ajuda para desvendar a sua estratégia