Mas o que significa ir desnatando o preço na prática? Significa que ao determinar o valor do produto você o deixou com excesso de margem e criou uma camada de sobrepreço na expectativa de obter um lucro incrementado, mas para que o produto comece a sair da prateleira é preciso ir reduzindo esse valor até chegar ao preço de venda correto para o mercado comprar.
O price skimming é um erro semelhante aquele que ocorre ao usar o markup fixo como tratei aqui e aqui, pois em ambas as situações você estará criando uma imagem para a sua empresa que poderá custar caro para mudar. Errar o valor do produto por supervalorização (price skimming) ou preguiça (markup) causa o mesmo impacto, pois quando o cliente forma o conceito de que a empresa é cara isso pode levar muito tempo e consumir muito capital para mudar. Então se o preço elevado do produto não for algo estratégico sua empresa pode corre riscos reais.
Tratei sobre estratégia de forma ampla aqui. Mas, especificamente em relação a preços, faço agora uma breve análise:
- Se a estratégia geral do empreendimento for segmentar no topo da pirâmide é preciso entregar aquilo que vende. Explico. Se o negócio vai se basear em vender produtos de alto valor agregado para um público que pode pagar por algo exclusivo, não pode ocorrer o efeito de desnatar o preço além de um limite aceitável para manter o produto dentro do seu nicho de exclusividade;
- Se ao contrário o valor elevado é apenas a tentativa de aproveitar uma oportunidade você pode estar criando uma forma de sair do mercado de maneira muito rápida por ganancia ou preguiça. É só escolher.