segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Outro erro comum em vendas tem nome: price skimming

O price skimming consiste em iniciar a venda de um produto com o preço estipulado com uma camada de gordura mais elevada e ir desnatando aos poucos até chegar no seu valor real. Tecnicamente isso funciona quando o produto não tem concorrência, ou existe uma inegável superioridade em qualidade, ou quando temos limites de produção e oferta. Notoriamente os casos mais conhecidos de price skimming são os produtos da Apple.
Mas o que significa ir desnatando o preço na prática? Significa que ao determinar o valor do produto você o deixou com excesso de margem e criou uma camada de sobrepreço na expectativa de obter um lucro incrementado, mas para que o produto comece a sair da prateleira é preciso ir reduzindo esse valor até chegar ao preço de venda correto para o mercado comprar.
O price skimming é um erro semelhante aquele que ocorre ao usar o markup fixo como tratei aqui e aqui, pois em ambas as situações você estará criando uma imagem para a sua empresa que poderá custar caro para mudar. Errar o valor do produto por supervalorização (price skimming) ou preguiça (markup) causa o mesmo impacto, pois quando o cliente forma o conceito de que a empresa é cara isso pode levar muito tempo e consumir muito capital para mudar. Então se o preço elevado do produto não for algo estratégico sua empresa pode corre riscos reais.
Tratei sobre estratégia de forma ampla aqui. Mas, especificamente em relação a preços, faço agora uma breve análise:
  • Se a estratégia geral do empreendimento for segmentar no topo da pirâmide é preciso entregar aquilo que vende. Explico. Se o negócio vai se basear em vender produtos de alto valor agregado para um público que pode pagar por algo exclusivo, não pode ocorrer o efeito de desnatar o preço além de um limite aceitável para manter o produto dentro do seu nicho de exclusividade; 
  • Se ao contrário o valor elevado é apenas a tentativa de aproveitar uma oportunidade você pode estar criando uma forma de sair do mercado de maneira muito rápida por ganancia ou preguiça. É só escolher. 
Entenda seu ramo de negócio antes de formular estratégias. Saiba suas capacidades e limitações antes de explorar oportunidades de ocasião. Seja ágil e consistente para o mercado entender o que você oferece. Conte comigo para ajuda-lo nesse processo!