terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Mercadologia ato final: aplicação

No terceiro ato coloquei uma ‘novidade’ de forma proposital. Essa aqui assessoria escolhida. Sim. É preciso que exista um profissional ou uma equipe voltada para o marketing o tempo todo e todo o tempo. Solução caseira até pode funcionar desde que tenha conhecimento e competência, mas fique atento porque muitas vezes um ato de boa sorte é o que faz uma ideia vingar. Boa sorte. Dificilmente se repete no mesmo formato. Sorte não é a melhor maneira de cuidar do seu investimento... 



Se a capacidade da sua empresa investir é zero então não pense em marketing, aproveite e fuja também do merchandising de ocasião, pois aquela excelente oportunidade quase sempre dá errado. Invista em tudo que possa facilitar a organização e gestão do cotidiano. O erro da precipitação é um dos piores erros. Para uma empresa enxuta o que funciona é ter atenção aos detalhes operacionais, ao cumprimento das obrigações, a melhoria dos processos de gestão. Isso traz resultados e prepara o caminho para os passos maiores com segurança. 

Voltando ao cenário onde a aplicação da mercadologia está consolidada e os processos estão em andamento vou salientar algumas situações que estão inseridas na mesma cesta de opções:

  • Uma campanha em mídia ou um panfleto feito numa gráfica ou um anúncio publicado em jornal, revista é uma propaganda com ação de marketing. E sendo assim deve ser clara, deve conter as informações que facilitem ao consumidor ter acesso ao produto; 
  • Uma embalagem de produto é muito, muito, muito mais que aparenta. É uma ação de merchandising permanente. É a porta da experiência do consumidor com tudo aquilo que foi ofertado. É marketing. Então se você poupou recursos na definição ou na aquisição de materiais para acomodar o seu produto lembre-se que a sua marca e o nome da sua empresa estão ali impressos; 
  • Um site de internet ou um perfil em rede social é a publicidade com ação de marketing. E sendo assim deve ser relevante, deve conter as informações que facilitem ao consumidor ter acesso ao propósito do negócio, aos seus produtos, a sua história, aos planos para futuro. Como toda ação de marketing deve ser atual aos tempos em que está inserido. 

O marketing é uma forma de contar a história da empresa ou do produto. Aquela ideia de criar uma sucessão de campanhas sensacionais não é marketing é novela. Isso funciona para o mercado publicitário e pode não ter resultado para sua empresa. O marketing é um processo com uma fórmula secreta que deve funcionar com um único e singelo objetivo: facilitar a venda! O marketing não tem função ou necessidade se não fizer isso: facilitar à venda! O marketing existe para facilitar à venda

Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!