Publicidade é o ato de tornar algo público. Propaganda é ação de propagar aquilo que foi tornado público. No mercado especializado de negócios publicitários é comum estabelecer uma diferença entre ambos cabendo a propaganda a função de ser o meio de veicular a publicidade. Na prática é indiferente. Você paga por tudo! Então: cuide do seu investimento...
Esta etapa é a mais difícil sob o ponto de vista de tomada de decisão. As opções são variadas e devem estar adequadas ao perfil do negócio e, por isso, requer que a sinergia com a assessoria escolhida para acompanhar a construção da mercadologia como um todo mostre a que veio. Escolher a forma, o formato, a periodicidade, o tempo, o volume, o local para obter o melhor resultado carece de conhecimento específico. Novamente: cuide do seu investimento...
Quem gosta de ver a marca da própria empresa ficar embaçada, opaca, borrada? Eu detesto! Além de que isso joga a percepção de viço, exuberância, solidez pelo ralo abaixo. Percepção é algo muito importante no marketing. Quando uma imagem negativa é formada sobre uma marca ou produto precisará ser gasto muito dinheiro com publicidade e propaganda apenas para reparar o mal que foi feito, ao invés de investir esse dinheiro nas ações de propaganda direcionadas à venda. Persisto: cuide do seu investimento...
Por mais incrível que possa parecer é aqui nesse terceiro ato da mercadologia que é possível constatar a maior dispersão de conteúdo em todo o complexo processo que envolve marketing. É aqui que residem alguns sonhos que podem atrapalhar a decisão coerente com o negócio. É aqui que o falso empresário, o tocador de negócio mostra a sua verdadeira vocação.
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!