sexta-feira, 3 de maio de 2019

As 4 frentes do crescimento

O fato de atender ao negócio e apenas ao negócio traz ao empreendimento aquilo que julgo ser preponderante no dia a dia da gestão: o crescimento. Em uma empresa tudo deve crescer, expandir diariamente porque todas as áreas devem ser movimentadas em um único ritmo. Ociosidade é o primeiro passo em direção ao ocaso. 
A empresa que cresce em equilíbrio leva essa experiência para o caminho do acerto contínuo. Não importa o ritmo ou volume percentual do crescimento para sentir o quão benéfico é sustentar por longo período a evolução do negócio. Aqui nesta ponderação eu não me refiro ao crescimento para sustentar a questão econômica (trato disso em diversos outros artigos no blog), escrevo sob o aspecto mental, quase psicológico, do benefício de atender ao negócio e apenas ao negócio sob o enfoque do desenvolvimento. 
Na linha do acréscimo contínuo despontam as 4 frentes de ação já abordadas como características, mas que também são determinantes na solidez. 

1ª) Controle - Controlar para onde direcionamos o negócio; controlar quais serão os objetivos comerciais; controlar as regras éticas dos envolvimentos; controlar os posicionamentos de gestão; são alguns entre tantos outros pontos que nos expõem ao crivo do sucesso e perenidade. 

2ª) Criatividade - Inovar nunca será um ponto dentro da criatividade, mas antecipar situações sempre será o resultado esperado da inovação em produtos, serviços, ações ou decisões. 

3ª) Comunicação - Como cerne de um empreendimento saudável encontraremos na transparência, na objetividade e na continuidade de ações o mesmo rumo que vimos e ouvimos nos comunicados, propostas, contratos e publicidade dos produtos e serviços ofertados ao mercado. 

4ª) Comando - A disputa de poder não existe, não atrapalha, não emerge nos empreendimentos que tem ordem e organização na linha de decisão porque atender ao negócio e apenas ao negócio é o único propósito. 

Faça Mais! Faça Melhor! Conte comigo!
marcio.moraes@InteligenciaTodoDia.com

quinta-feira, 2 de maio de 2019

As 4 características das empresas que amadurecem

O sucesso não é garantido à nenhuma empresa. Poucas, muito poucas empresas atingem algum êxito. E, como êxito, eu classifico em primeiríssimo lugar à sobrevida ao terceiro ano. Isso já é algo muito grande. Enorme. Gigantesco. 

O certo é que quem se habilita a persistir apresenta algumas características marcantes no dia a dia. Essas características individuais representam uma força motriz importante. Elas podem isoladamente sustentar o crescimento de um negócio por um bom tempo, mas, também assim, isoladamente não levam ao sucesso. Para isso é necessário que as qualidades não naturais sejam desenvolvidas e tudo seja constantemente aperfeiçoado. 

O conjunto de características determinantes eu resumo assim: 

1ª) Controle da estratégia. Tudo o que é feito na empresa tem motivo e objetivo que está alinhado ao negócio e apenas ao negócio. Os rumos estão traçados, planejados e sua execução e alcance atendem ao negócio e apenas ao negócio. 

2ª) Criatividade visível. A empresa se reinventa, se realimenta naturalmente por força da dedicação ao negócio e apenas ao negócio. Os ares da criação estão límpidos, focados e serenos no atendimento das necessidades e oportunidades do negócio. 

3ª) Comunicação clara. Os planos da empresa são propostos e analisados respaldando aos anseios do negócio e apenas ao negócio. As situações que se apresentam são respondidas da melhor forma possível dentro da esfera de interesse apenas do negócio. 

4ª) Comando consistente. Comandar é diferente de gerir ou administrar, não é delegável. O comando é único, individual e solitário porque é a última palavra, é quem decide, é quem assume. E é isso que cria consistência. E é assim que deve ser para que tudo funcione como deve funcionar com todos envolvidos atentos aos interesses do negócio e apenas do negócio. 

Eu frisei em todos os 4 pontos atender ao negócio e apenas ao negócio. Essa é uma característica (talvez a 5ª) que todo o empreendimento de sucesso apresenta. Foco. Foco no negócio. Foco apenas no negócio. 

Faça Mais! Faça Melhor! Conte comigo

marcio.moraes@InteligenciaTodoDia.com