O sucesso não é garantido à nenhuma empresa. Poucas, muito poucas empresas atingem algum êxito. E, como êxito, eu classifico em primeiríssimo lugar à sobrevida ao terceiro ano. Isso já é algo muito grande. Enorme. Gigantesco.
O certo é que quem se habilita a persistir apresenta algumas características marcantes no dia a dia. Essas características individuais representam uma força motriz importante. Elas podem isoladamente sustentar o crescimento de um negócio por um bom tempo, mas, também assim, isoladamente não levam ao sucesso. Para isso é necessário que as qualidades não naturais sejam desenvolvidas e tudo seja constantemente aperfeiçoado.
O conjunto de características determinantes eu resumo assim:
1ª) Controle da estratégia. Tudo o que é feito na empresa tem motivo e objetivo que está alinhado ao negócio e apenas ao negócio. Os rumos estão traçados, planejados e sua execução e alcance atendem ao negócio e apenas ao negócio.
2ª) Criatividade visível. A empresa se reinventa, se realimenta naturalmente por força da dedicação ao negócio e apenas ao negócio. Os ares da criação estão límpidos, focados e serenos no atendimento das necessidades e oportunidades do negócio.
3ª) Comunicação clara. Os planos da empresa são propostos e analisados respaldando aos anseios do negócio e apenas ao negócio. As situações que se apresentam são respondidas da melhor forma possível dentro da esfera de interesse apenas do negócio.
4ª) Comando consistente. Comandar é diferente de gerir ou administrar, não é delegável. O comando é único, individual e solitário porque é a última palavra, é quem decide, é quem assume. E é isso que cria consistência. E é assim que deve ser para que tudo funcione como deve funcionar com todos envolvidos atentos aos interesses do negócio e apenas do negócio.
Eu frisei em todos os 4 pontos atender ao negócio e apenas ao negócio. Essa é uma característica (talvez a 5ª) que todo o empreendimento de sucesso apresenta. Foco. Foco no negócio. Foco apenas no negócio.
Faça Mais! Faça Melhor! Conte comigo!