sexta-feira, 3 de maio de 2019

As 4 frentes do crescimento

O fato de atender ao negócio e apenas ao negócio traz ao empreendimento aquilo que julgo ser preponderante no dia a dia da gestão: o crescimento. Em uma empresa tudo deve crescer, expandir diariamente porque todas as áreas devem ser movimentadas em um único ritmo. Ociosidade é o primeiro passo em direção ao ocaso. 
A empresa que cresce em equilíbrio leva essa experiência para o caminho do acerto contínuo. Não importa o ritmo ou volume percentual do crescimento para sentir o quão benéfico é sustentar por longo período a evolução do negócio. Aqui nesta ponderação eu não me refiro ao crescimento para sustentar a questão econômica (trato disso em diversos outros artigos no blog), escrevo sob o aspecto mental, quase psicológico, do benefício de atender ao negócio e apenas ao negócio sob o enfoque do desenvolvimento. 
Na linha do acréscimo contínuo despontam as 4 frentes de ação já abordadas como características, mas que também são determinantes na solidez. 

1ª) Controle - Controlar para onde direcionamos o negócio; controlar quais serão os objetivos comerciais; controlar as regras éticas dos envolvimentos; controlar os posicionamentos de gestão; são alguns entre tantos outros pontos que nos expõem ao crivo do sucesso e perenidade. 

2ª) Criatividade - Inovar nunca será um ponto dentro da criatividade, mas antecipar situações sempre será o resultado esperado da inovação em produtos, serviços, ações ou decisões. 

3ª) Comunicação - Como cerne de um empreendimento saudável encontraremos na transparência, na objetividade e na continuidade de ações o mesmo rumo que vimos e ouvimos nos comunicados, propostas, contratos e publicidade dos produtos e serviços ofertados ao mercado. 

4ª) Comando - A disputa de poder não existe, não atrapalha, não emerge nos empreendimentos que tem ordem e organização na linha de decisão porque atender ao negócio e apenas ao negócio é o único propósito. 

Faça Mais! Faça Melhor! Conte comigo!
marcio.moraes@InteligenciaTodoDia.com