terça-feira, 29 de outubro de 2019

Como escapar da morte do próprio negócio?

Essa é uma dura missão. 27% dos pequenos negócios não escapam do primeiro ano e 38% não sobrevivem ao segundo ano. E não se iluda porque depois disso não melhora muito... 

Desconhecer o significado e a função de palavras básicas da gestão diária é uma forma de direcionar o negócio ao cemitério de empresas. E não culpe o banco, o fornecedor, o empregado ou o governo. 

Ser especialista em alguma coisa é muito importante para empreender, pois se eu consigo fazer aquilo que sou muito bom render dinheiro é excelente e, invariavelmente, pode virar um negócio lucrativo. Mas nesse ponto é que está a pegadinha, pois ser bom numa coisa não significa ser bom em tudo que é preciso. 

A morte de um negócio começa antes mesmo de abrir as portas. Sei que uma empresa que surge pequena sofre com falta de pessoas, porque geralmente são 2 ou 3 pessoas para atender tudo. Mas mesmo assim é possível fazer diferente. Sempre é possível buscar conhecimento e depois ajuda, nessa ordem. Nenhum dos dois é fácil ou de graça! Se o caminho gratuito é o que você prefere esqueça porque o resultado alcançado será o mesmo que nada fazer. 

A opção pela vida longa e próspera para o negócio envolve conhecimento e ajuda. 

Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!