Escrevi muito e falei mais ainda sobre o valor incalculável que ter informações corretas, sólidas, verdadeiras, reais e atualizadas trazem a todos aqueles que praticam a boa gestão. Quando pontuei sobre saber para qual ponto olhar a referência intencional era descortinar o caminho possível, na complexidade de escolhas e decisões em temas corriqueiros ou estratégicos, que existe no histórico de proposições, intenções e ações de um negócio. É esse rico manancial que abastece com informação qualificada e produtiva o plano viável para amanhã.
Aquilo que já foi tentado e não deu certo tem informações tão valiosas quanto todos os acertos ocasionais obtidos nas atuações não intencionais. Cada qual em seu cenário de ações nos mostra como repetir e não repetir o que já foi apostado ou conquistado. Um fracasso não nos distancia de um repeteco, da mesma forma que um êxito não nos aproxima de uma repetição. Somente as informações extraídas e analisadas de cada caso nos aproxima ou nos afasta do mais ou do menos, independente se será mais fracasso ou menos sucesso que também pode ser menos prejuízo ou mais lucro.
Com as informações internas claras e precisas é possível comparar com o que acontece em concorrentes, ou com fornecedores e clientes. A dinâmica do mercado acontece dentro de uma teia de negócios cruzados que flui em todos os sentidos, por isso é preciso estar atento e recebendo informações de muitas fontes.
Está tudo aí bem próximo de você...
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!