Muitos dos problemas que enfrentamos nos negócios surgem por dificuldades de percepção. A dificuldade de percepção decorre da confusão em identificar de forma clara e objetiva para qual ponto olhar quando algo não acontece. É evidente que gerir uma empresa baseado apenas na percepção dos acontecimentos é um risco grande, muito grande. Mas e possível afirmar que reside no fato de perceber, compreender o que advém que nasce aquela sintonia fina, apurada que a boa gestão demanda.
Saber para qual ponto olhar é como escolher o fruto maduro que será colhido em um pomar com muitas e variadas árvores. A cada momento pode ser um diferente, as vezes mais de um será o escolhido, mas todos terão sua vez em algum momento dentro do seu ciclo. E a escolha, a decisão de qual deverá ser colhido, ou quais deverão ser colhidos ao mesmo tempo, é a soma da percepção com a informação correta. Não usei a fruticultura à toa nesse texto. A natureza nos mostra com extrema precisão muito do que devemos fazer no dia a dia das nossas decisões. É só observar.
Volto a escolha, a decisão de qual fruto deverá ser colhido porque isso vai indicar para qual ponto olhar. O processo que eu proponho é simples, fácil. Penso que trilhar o caminho de algo que não seja natural é sempre um risco que deve ser evitado. Mas mesmo sendo simples, fácil ele precisa de dedicação e ferramentas. Insisto que gerir um negócio pela percepção dos fatos é um risco grande, assim o que nos sobra é buscar informação. Informação de qualidade. Informação correta. Informação com fonte segura. Informação sobre qual ponto da minha empresa eu preciso olhar com atenção. Essa informação ela só tem um lugar para ser colhida, tal qual um fruto maduro, ela tem que estar disponível no seu próprio pomar. É apenas no seu banco de dados que você encontrará as informações que farão você perceber para qual ponto olhar.
É apenas colhendo os frutos dos processos internos da sua empresa, as vendas e as não vendas, as compras e as não compras, os pagamentos e os não pagamentos, os recebimentos e os não recebimentos, a comunicação e a não comunicação, enfim a gama de informações contidas no seu próprio BIG DATA que, assim, você como gestor terá condições de orientar, comandar e executar as ações que fazem os negócios produzirem bons resultados.
Sorte, sucesso e conte comigo para tratar do pomar de frutos!