segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Crescer ou expandir

O tema hoje é diferenciar duas palavras e conceitos que muitas vezes são comuns para apontar um único propósito. Crescer e expandir são coisas diferentes mesmo que ligadas, e saber isso facilita muito quando temos que fazer planos para o futuro. 
Para ser direto e claro vou diferenciar as duas palavras e conceitos usando uma sequência de afirmações: é possível obter crescimento nas vendas sem expansão de produtos; é possível expandir a área de atuação sem crescimento de vendas; é possível crescer o lucro sem expansão de vendas. 
A escolha entre crescer ou expandir é importantíssima para saber qual o tipo de planejamento e quais ações serão necessárias para atender as metas. 
Se pensarmos no planejamento para crescimento em vendas é preciso manter atenção nos próprios limites e seguir fazendo as coisas certas que sempre fizemos, isso pode ser mais ou menos acelerado de acordo com o plano que foi elaborado, pois não existe dependência de investimentos adicionais. 
Se optarmos por expandir os negócios é necessário que sejamos estratégicos e criativos, é preciso avaliar o que está sendo feito e evoluir, além de quantificar toda capacidade que dispomos para definir o quanto será necessário de investimento visando atender um novo cenário de negócios. 
Normalmente o planejamento estratégico trabalha com maior transparência os negócios propiciando ajustes graduais nas margens de lucro em acordo com os períodos de crescimento pensados, pois entre os ciclos de expansão é preciso oferecer uma maior rentabilidade para o empreendimento e, principalmente, para os sócios. 
Crescer e expandir são diferentes, mas extremamente necessários a qualquer empresa. 

Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!