terça-feira, 31 de março de 2020

Checklist da PARADA OBRIGATÓRIA

Eu trabalho com implementação que significa ato de colocar em execução ou em prática, assim sendo, criei uma lista de verificações / atividades que podem auxiliar na organização do que precisa ser feito. 

O planejamento estratégico ou qualquer plano de vendas, nesse momento, foi para o espaço. 

É preciso centrar as ações em medidas diretas, objetivas, simples e óbvias para passar pelo primeiro impacto. 

Se é você mesmo ou outra pessoa na empresa quem faz alguma das atividades abaixo, o importante é não perder o foco e atualizar tudo o mais rápido possível, pois todo o cenário muda a todo instante. 

1. Esteja organizado e preparado

1.1. Principalmente para negociar. Este será o caminho mais buscado e o mais necessário! 

1.2. Anote tudo – não confie na memória – é preciso ter tudo documentado. 

1.3. No outro lado, seja qual for, existe uma pessoa que precisará defender seus próprios interesses, entenda isso e prepare-se para conversar, sendo claro, direto, objetivo. 

1.4. A maioria dos empresários está na mesma situação, apenas com problemas de tamanho diferente. 

1.5. Esteja preparado para tomar as decisões difíceis. Use informações confiáveis para decidir. Fuja da improvisação. 

1.6. Se possível, dilua ou divide essa responsabilidade, converse, troque informações. 

1.7. Essa situação de crise é diferente de todas as outras. 

2. O que causa impacto sobre dinheiro (capital) está neste item

2.1. Saber quanto dinheiro está disponível: imediatamente, nos próximos dias e nas próximas semanas. 

2.2. Conferir extrato banco: é importantíssimo – os bancos e os cartões de crédito / débito costumam errar bastante em tempos de crise. 

2.2.1. Fuja do dinheiro barato do banco: antecipação de recebíveis é o pior negócio no momento e não é operação de capital de giro. O banco prefere essa opção, pois é a que tem menor risco. Fique atento e não confunda capital de giro com fluxo de caixa

2.3. Verificar quais clientes pagaram: isso facilita para planejar qualquer ação comercial com ofertas; limita cobrança indevida ou envio para cartório; identifica se o dinheiro vai chegar no caixa da empresa com fluxo. 

2.4. Verificar o que foi pago: seus fornecedores estarão na mesma situação, é preciso ser rápido caso necessite esticar algum pagamento não feito ou por vencer; limita cobrança indevida ou envio para cartório; não espere o fornecedor ligar para cobrar, avise antes e informe o que é possível fazer, seja claro e verdadeiro; o crédito futuro vai ser muito importante; é provável que preços aumentem ou ocorra falta de alguns produtos. 

2.5. Decidir sobre o pagamento de impostos: essa é uma decisão individual de cada empresário, mas é preciso avaliar bem benefício / problema. 

2.6. Estoque: se você tem estoque avalie quanto e decida rapidamente como fazer dinheiro com o que está disponível para venda; esse é o capital de giro que vale a pena, pois está aí na sua mão. 

2.7. Perdas de estoque: se ocorrerem perdas no seu estoque registre tudo de forma clara, documente com fotos se possível. 

2.8. Negociação em via de mão dupla: isso irá causar impacto no seu dinheiro disponível. 

2.8.1. Clientes precisarão devolver produtos. 

2.8.2. Talvez sua empresa precise devolver produtos. 

3. O que causa impacto sobre pessoas na empresa está neste item

3.1. Pessoas na empresa são todos que em algum momento acessam o estabelecimento: 

3.1.1. Dono(s); 

3.1.2. Funcionários; 

3.1.3. Fornecedores; 

3.1.4. Clientes. 

3.2. Todos estão preocupados com a própria saúde: assim que os negócios voltarem esse será o grande problema. 

3.2.1. Ficou evidente que o problema central é falta de cuidados com higiene pessoal e sanitária geral. 

3.2.2. Isso será corrigido? Higiene pessoal depende muito pouco de qualquer governo. É uma situação individual de cada um. Essa campanha deve ser interna em cada empresa. Prepare-se para falar sobre isso. 

3.2.3. A questão sanitária sim depende dos governos, todos. Mas também depende dos empreendedores e empresários. É preciso criar essas condições sanitárias para que as pessoas na empresa sintam-se amparadas e seguras. 

3.3. Comunicação clara, direta e objetiva. 

3.3.1. Informe aos funcionários qual a situação da empresa na crise. 

3.3.2. Sem lamentações ou vitimismo. Todos estão perdendo. Todos correm risco. 

3.3.3. Se precisar desligar alguém – espero que não – faça de forma justa. 

3.3.4. Cabe ao empresário dar segurança e estabilidade ao negócio. 

4. O que causa impacto nas atividades comerciais e negociais está aqui

4.1. O medo de gastar dinheiro será dominante. 

4.2. A oportunidade para acertar as coisas é essa. 

4.3. Reaprenda sobre seu negócio, sua empresa. Alguma coisa poderá ou precisará mudar. 

4.4. O tempo é curto. 

4.5. Entrar em pânico não resolverá o problema, tudo está mudando a cada 12 horas. 

4.6. Todas as cadeias de suprimentos sofrerão impactos, atrasos, ajustes. 

4.7. Qualquer plano (o ponto de início desta conversa) terá que ser refeito conforme aconteça a liberação das atividades. 

4.8. Se você não fizer um bom plano (o ponto de início desta conversa) a chance de superar a crise será menor. 

4.9. É a hora de melhorar. É a oportunidade que essa crise oferece. Sermos melhores que antes. 

Esse é um dos caminhos. 






Teoria da obviedade 

“Em qualquer problema ou situação tudo muda exceto a resposta ou resultado”.