Olá! Bom todo dia!
Concluí a transformação da Inteligência Todo Dia em dezembro/2019, foi um processo longo que em algum momento irei contar no blog.
Comecei a fazer divulgação porta a porta (ou e-mail a e-mail), apresentando de forma bem simples o que é B.I. Afinal o que eu quero é justamente simplificar o B.I, por isso uso o termo em inglês, apenas eventualmente uso a tradução. Penso que os monstros devem ser respeitados e amansados para não causar medo.
O plano de marketing (colocar a marca no mercado, escrevi sobre isso aqui no blog) bem simples, objetivo. Falar diretamente com empresários, empreendedores. Mostrar como pode ser fácil enxergar o(s) negócio(s) de forma estruturada e bem apresentada, com análises e métricas diferenciadas. Nada sofisticado (mesmo que possa ser), apenas muito, muito útil.
Aí surge o vírus da falta de higiene, expondo como a precariedade de cuidados sanitários pode paralisar o planeta! Incrível coincidência. Coincidência? Sim coincidência. Pois o que eu comecei a oferecer com a Inteligência Todo Dia é baseado no conceito que aprendi em 2004 e mudou minha forma agir.
Isso é o que poderá salvar a população do planeta, e da nossa comunidade, porque o COVID-19 não é o último vírus que surgirá da precariedade sanitária. Ele é o primeiro que alcançou o status de pandemia histérica, apenas o primeiro.
Essa é a coincidência. Ordem, Organização e Limpeza é o centro de todo o meu trabalho de Business Intelligence. É a única coisa que poderá nos diferenciar uns dos outros, ou criará as similaridades que nos aproximarão. Buscar por isso é o presente e é o futuro porque o passado mostrou que o caminho trilhado não apresentou bons resultados e, tampouco, apresenta boa perspectiva.
Aproveito e volto ao propósito do B.I: Solucionar o problema de negócio! Pegar dados e produzir informação para facilitar a decisão.
Serão muitos os problemas de negócio a resolver a partir de agora.
Um problema de negócio é especial e vou dar o destaque que ele precisa, mesmo sem dados, análises, transformação e visualização. Cada empresa tem sua própria situação, mas é preciso olhar essa questão não apenas como um problema de negócio, mas talvez como uma possível solução para diversos problemas de negócios.
"Pessoas foram e continuarão sendo o principal caminho para fazer negócios".
Caso seja necessário reduzir pessoal tome todo cuidado possível para avaliar o impacto que isso causará no médio prazo. Demissão significa desencaixe pesado imediato e, principalmente, perda da capacidade de gerar soluções. E o motivo é bem direto refletido em atividades acumuladas, o que não resolve nenhum problema, e cria outros.
Para quem, eventualmente, é curioso adianto um detalhe da história do projeto que desenvolvo. É o momento em que decidi sobre lançar o produto. Isso aconteceu quando assisti ao filme do Queen, (spoiler) especialmente as cenas que envolvem a reunião sobre lançar Bohemian Rhapsody. Ali foi demonstrada uma visão de negócio que é extremamente clara, com propósito (não esqueçam que é um filme, os fatos reais podem ser diferentes, mas o interessante é aproveitar a compreensão consciente da mesma forma que nosso cérebro interpretou...) definido e um tratamento (aplicando I.T.D com OOL) aos dados disponíveis com a obtenção de muita informação essencial para tomar uma decisão, além é claro de produzirem uma das mais belas músicas da era de ouro do rock & pop.
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!
Teoria da obviedade
“Em qualquer problema ou situação tudo muda exceto a resposta ou resultado”.