segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Mercadologia primeiro ato: marketing

Marketing, no meu ponto de vista, precisa de cuidados especiais. Sugiro que fique em alerta com 3 pontos fundamentais que precisam ser fixados na mente para evitar problemas. São conceitos simples e objetivos que acredito podem ajudar a evitar que sua empresa de gaste dinheiro à toa ou passe vergonha. O tratamento da marca ou do produto de uma empresa é, invariavelmente, feito de modo atrapalhar o movimento de venda através de ações de marketing equivocadas por isso fique atento. 


Primeiro alerta: MARKETING É INVESTIMENTO! Temos muitos especialistas em gestão de empresas que praticam o reducionismo como linha mestra da lucratividade. Fique atento a isso. Reduzir investimento diminui resultado. Caso não exista dinheiro para fazer algo bem feito não faça nada e, assim, evite o pior, mas é claro que um bom plano de negócio equilibra esta situação. 

Segundo alerta: MARKETING NÃO É VENDA! Essa lição eu aprendi com um amigo e parceiro de longa data, ele me ensinou que “marketing é a ação de colocar uma marca ou produto no mercado”. Essa ação é permanente e independe dos movimentos de venda. É claro que o marketing ajuda a vender, mas as ações de marketing estão ligadas a vincular à marca ao produto ou o produto a necessidade de consumo

Terceiro alerta: MARKETING SEM ADJETIVOS! Evite usas as famosas palavras “melhor”, “excelência”, “qualidade”, “único”, entre tantas outras palavras semelhantes que contém a mesma intenção de destacar algo que é obrigatório. Isso não é marketing é só publicidade de gosto duvidoso. 

O marketing é uma ferramenta usada no cotidiano, mas deve ser controlada a tendência de criar uma timeline cansativa nas próprias ações ou intenções para evitar a exposição desconectada da realidade. O posicionamento da marca deve ser feito com o entendimento da proposta do negócio e do mercado em que está inserido. Salvo os raríssimos casos em que será proposta um disrupção da mercadologia deve-se deixar para o merchandising a interação com o consumidor. 

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