Começo com esse artigo a abordar uma série de temas que, espero, irão elucidar ou ao menos instigar a desbravar as ferramentas que estão (ou poderiam estar) disponíveis no cenário de negócios ao alcance de cada empreendimento, empresa ou negócio.
Abordo 4 conceitos e vou me dedicar a 2 desses profundamente, pois eles fazem parte do meu dia a dia e estão diretamente ligados ao Projeto 2. São eles:
Business Analytics for BIG DATA > Análise de Negócios para Grandes [Volumes + Variedade + Veracidade + Velocidade] de Dados;
Data Science > Ciência de Dados;
Business Intelligence > Inteligência nos Negócios;
Visão de Negócio.
O primeiro tema é Visão de Negócio porque com ele é possível entender a necessidade dos demais. E tudo começa com a necessidade de informações. Informações corretas e no tempo hábil. Tempo hábil é o prazo necessário para tomar a melhor decisão possível. Com isto temos o primeiro passo que é saber como ligar as informações de forma que elas produzam conteúdo e propiciem conhecimento sobre o negócio. O segundo passo é definir como visualizar o plano geral e os aspectos específicos. Feito isso teremos o que é possível definir como a Visão de Negócio.
Algumas das mais precisas estratégias de negócios são criadas através da aplicação da Inteligência nos Negócios na Visão de Negócio. Isso pode parecer catedrático demais, e é. Pois não tem como ensinar. A revisão de negócios até é possível, pois ela parte de uma Visão de Negócio. Mas a Visão de Negócio é uma habilidade específica de quem empreende. Para criar uma empresa você aplica a Visão de Negócio pura ou estruturada.
A aplicação pura é o que acontece em 80% dos casos de empresas que são criadas como resultado da vontade do empreendedor (já tratei disso aqui no blog). Na criação de uma empresa com Visão de Negócio estruturada temos a aplicação da Inteligência Todo Dia desde o início do empreendimento, através do plano de negócio, do planejamento estratégico, do entendimento de propósito, da humanidade, do comprometimento e da ética.
O problema é que a Visão de Negócio não é encontrada em qualquer prateleira de livraria ou em algum curso de graduação, mestrado ou doutorado, ou tampouco em seminários, vivências ou palestras. A Visão de Negócio é uma característica única, nata. A Visão de Negócio é similar ao ímpeto de empreender. A Visão de Negócio necessita de um tipo específico de criatividade porque é o resultado daquilo que parte do simples para o complexo, é a habilidade de conectar o que está visível com aquilo que não está perceptível, mas que é possível de ser realizado desde que seja categorizado e executado com a atenção devida.
Ao longo dos anos desenvolvi uma metodologia própria para ter a Visão de Negócio de qualquer tipo de empresa, pois a característica principal é o uso da Teoria da Obviedade e a minha adaptabilidade as possibilidades de empreender. Por isso que aplicando a minha metodologia é possível usar as ferramentas que irei expor e explicar em benefício da sua empresa, do seu negócio.
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!