Olá. Bom todo dia!
Resumi essa resposta assim: porque o Fluxo de Caixa nunca funciona separado Capital de Giro. Nunca!
Explico sendo ainda mais direto: sem dinheiro não se paga conta!
Mas é claro que não é só isso.
O Fluxo de Caixa é o fruto de muito trabalho. Muito trabalho diário. Repetido. Repetitivo. E é só assim que funciona por mais automatizado que seja. O Fluxo de Caixa é organizado – ordenado – limpo diariamente.
Se você, na sua empresa, pensa em ‘operar’ o Fluxo de Caixa uma vez por semana, atualizando no final de semana, esqueça. É melhor nem pensar em gastar seu tempo fazendo isso. Só vai conseguir se estressar, cansar e aborrecer para produzir informações que não servem pra nada, sem utilidade.
A vida útil do Fluxo de Caixa é 24 horas. Ele deve ser visto por dia, semana, mês e até trimestre, dependendo do perfil do seu negócio, mas ele perde a validade a cada dia que se encerra. E precisa ser analisado e ajustado a cada 24 horas.
Novamente: o Fluxo de Caixa é o fruto de muito trabalho, muito trabalho diário, repetido, repetitivo e só assim ele é transformado na ferramenta de gestão que todo empresário precisa.
Não tenho nem como pensar em estrutura de Capital de Giro sem considerar que o Fluxo de Caixa está atualizado, conferido e é confiável. Querer fazer isso é desperdiçar tempo precioso. Tempo que pode ser melhor empregado buscando negociações com bancos e outros agentes financeiros com juros de mercado, para ajudar a pagar as contas diárias. Aquelas contas que devem estar anotadas em algum lugar...
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!
Teoria da obviedade
“Em qualquer problema
ou situação tudo muda exceto a resposta ou resultado”.