terça-feira, 26 de novembro de 2024

Entender os impactantes nos custos para uma vida longa nos negócios



Nas diversas oportunidades em que estive envolvido em algum tipo de 🪓🛡🗡 para arrumação da casa alheia, invariavelmente o erro encontrado era o mesmo: a incapacidade de avaliar os impactante nos custos de um produto para determinar o seu preço de venda 🤪.

O pessoal dos controles (📝) gastava um tempo () infame na busca obsessiva pela rigidez nos custos (fixos, diretos, variáveis, indiretos) de um produto que é o que tem reflexo imediato na eficiência das vendas, bem como, na definição de produtos ou serviços -[da base]- de sustentação financeira e econômica do negócio 🤣!

Pode ser difícil entender (o pessoal dos 📝 📝 nunca conseguiu 😅) sobre os impactantes nos custos no cenário mercadológico do “afoga e respira (💸)” das vendas, mas não atentar para isto por anos e anos é uma irresponsabilidade bestial para a continuidade do negócio 🤔

Inúmeras vezes eu achei cansativo fazer trabalhos desse tipo porque meter a mão e enfrentar uma jagunçada corporativa como o pessoal dos 📝 📝 📝 para acertar alguma coisa que está muito torta e suja 🤬 é complicado demais.

Pra quem está lendo e não entendeu o que são os impactantes nos custos eu não vou explicar como eles se conectam porque existe uma infinidade de possibilidades, mas deixo um roteiro, uma pequenina dica para assimilação, pois eles são muito relevantes para ajudar (e servem para definir algo importante) na formação dos preços dos produtos, permitindo que possamos separar -[na base]- os produtos que irão sustentar  o negócio e aqueles outros produtos que serão lucrativos-ou-altamente-lucrativos-e-até-obscenamente-lucrativos 💰 💰 💰.

Os principais impactantes que devem ser ativamente 🔎: reposição; devoluções; tributários; fiscais; não-vendas; descontos ; ineficiência; e  resultado 📊 (... não me vem com ebitda 😮, é resultado +(💵 💵 ou 💸 💸)- mesmo 😏).

Mas não pode errar nas medições (⏱️) considerando o volume, a quantidade ou o tempo sem correlacionar (🖇️) estes pontos com a capacidade do negócio em relação ao cenário mercadológico do “afoga e respira” das vendas, das compras, dos bancos, dos salários, dos impostos senão ferrou e a impressão que fica é que se está usando o markup {🤢🤮} na formação dos preços... e lá se vai ainda mais 💸 💸 💸 💸!

Os impactantes são apenas a metade do segredo porque sem a 🖇️ com alguma capacidade (seja ela qual for e é melhor que sejam todas) sempre vai dar no mesmo resultado e lá foi o 💸 💸 de novo,  e para evitar isso eu indico que tudo seja relacionado a estas capacidades (📌): vendas; produção; econômica; armazenamento; logística; e financeira 😮.

O pessoal dos 📝 📝 📝 📝 gastava um ⌛⌛ infame na busca obsessiva pela rigidez dos custos para precificar um produto e fazer o 💸 💸 💸 novamente, quando na verdade a formação do preço (*💲*) deve envolver toda à rotina de mal funcionamento do empreendimento pois não existe meio impacto ou impacto parcial.

O pessoal dos 📝 📝 📝 📝 📝 esquece que o impacto é total, pois será integralmente exigido na hora de pagar as contas em algum momento no presente ou no cartório, ou no fórum ou no futuro mesmo que o 💸 💸 💸 💸 para longe.

🔒: o custo está tão vivo quanto a própria empresa e, por isso, ele é cíclico, não é imutável, nem controlável, tampouco perene e o ambiente mais seguro é mantê-lo dentro de uma faixa ajustável na oscilação dinâmica dos impactantes 🔎 📊⏱️ 🖇️ 📌.

🔒 🔒: dedique o seu tempo de análises ao cenário mercadológico do “afoga e respira”... é ali que está o 🎯 do bom combate e não com o pessoal dos 📝 📝 📝 📝 📝.

Nota do autor: *💲* Isso não é precificação pois acontece antes.

 

2025 vai ser 🔥 é preciso mirar nas e acertar o 🕺🏻 porque a 🎼 da 🥇já está tocando!

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