Há alguns meses
fui convidado para falar sobre custos, aproximadamente 45-60 minutos o tempo
que me foi disponibilizado. Pensei automaticamente que eram muitos ⏱️ para uma
palestra e pouco ⌛ para o assunto.
O tema custo só é inferior a vendas! Não chega a se confrontar com pessoas, é dependente de finanças, mas converge com operações do ponto de vista do que importa ao final do dia... o que poupou de 💰.
Divagações sobre a preparação do evento... 🛠️
Como dizer em 45-60 minutos que não é saudável manter rigidez no controle dos custos e gastos porque fatalmente vai asfixiar o caixa (💵) da empresa... 😮
Uma primeira dúvida: A palestra é para empresários ou donos de negócio? 😅
Será que devo expor que o gasto mais pesado entre todas as despesas é aquele referente a diretoria, na verdade na provável incompetência da direção? 🤔
Dono de negócio
gosta da ideia ampla e amorfa encapuzada com o pomposo codinome diretoria (me
recuso a escrever com “d” maiúsculo), e não usa diretor disso ou daquilo, aliás
isto está correto porque diretor também seria demasiado…
Mas não posso
iniciar assim porque se eu começo nessa pegada boa parte dos presentes me
fuzila ou levanta e vai embora (e me fuzila de longe 🤣).
Vou amenizar e começo com os custos com pessoal falando dos encarregados!
Sim, boa ideia,
pois a maioria dos participantes no evento não tem estrutura com chefia ou
gerência é só “encarregado” mesmo (ok.. ok, na verdade o nome da função é
diferente da atividade exercida que é efetivamente de chefe ou gerente 🤡).
Então contando
com a compreensão de todos vou iniciar a palestra e analisar primeiro os custos
com pessoal na rubrica “encarregados” (pensando bem vai ser muito difícil
analisar o custo da diretoria porque a diretoria recebe pró-labore fictício, ou
seja, retira tudo que dá escondido e declara o mínimo que pode para efeitos de
IR).
Analisando os
custos de pessoal com encarregados (ok.. ok, já definimos que a função exercida
é chefe ou gerente) é possível vislumbrar que a diretoria (de novo?) não
provisionou investimentos com o treinamento e capacitação dos “encarregados”
pois a diretoria (ainda nisso?) não acha que treinar o seu “encarregado” trará algum ganho para a execução das
tarefas. Aliás o “encarregado” não executa rotinas organizadas e funcionais,
ele recebe ordens e tarefas diárias ou por turno e, assim sendo, eu concordo
com a diretoria que não é necessário treinar alguém que fará apenas o que a
diretoria determina independente se é o necessário ou se trará 💰 para o negócio.
A próxima análise
são os custos de pessoal dos encarregados com salários, benefícios e afins.
Aqui temos uma outra situação, pois a diretoria (repetitivo?) não fornece
benefícios legais (aqueles que são obrigatórios por lei) e, tampouco, lança
todo o valor combinado como salário na folha de pagamento, porque os encargos
legais ficariam muito elevados e aí já viu, né?
Sim, já vi né! 💸 Reclamatória
trabalhista, 💸 honorários com
advogado, 💸 despesas com
processo e ainda reclamam que todo empregado vai pra justiça do trabalho…
Então, voltando a palestra sobre custos acho que 45 minutos é pouco tempo para muito assunto, não é diretoria? 🤣
Eu sei que se o meu próximo provável consulente na terapia de eletrochoques para gestão de negócios possivelmente está por aqui e acabei de perdê-lo, ou não... 😎
2025 vai ser 🔥 é preciso mirar nas ✨ e acertar o 🕺🏻 porque a 🎼 da 🥇já está tocando!
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#contador #custos #controles #margem #lucros #gestão #consultoria
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[Esse evento 🥳 ocorreu há uns 20
anos, eu penso (🤔) que as coisas mudaram um pouco ou bastante
desde então, mas como estou numa fase saudosista lembrei do que escrevi na
época e requentei... será que ainda tem sabor? 😏]