O conceito de empresa familiar não é limitante, mas é bem definido como sendo o empreendimento onde uma família detém o controle do capital e o comando das ações. Também pode ser considerada empresa familiar aquela que resulta da associação de duas ou até mais famílias que possuem o controle do capital e dividem o comando das ações. Normalmente essas junções tendem a ser desfeitas em um certo tempo de maturação conforme a manutenção do comando das ações apresenta algum tipo de risco. Vou tratar aqui apenas da empresa com uma única família no controle do capital, portanto no comando de todas as ações.
Pela temática do primeiro parágrafo parece que vou tratar de grandes empresas, mas não é esse o caso. Mesmo numa empresa familiar pequena ou média os problemas criados pela e para à família podem ser bastante expressivos. Num outro artigo no blog tratei do assunto com o título de “Negócio próprio é bom mesmo?”, foi o ponto de partida para uma série de questões que vou abordar numa sequência de publicações.
Meu exemplo será uma empresa que já ultrapassou os riscos iniciais de sobrevivência, tem mercado próprio, está consolidada com produtos definidos e faturamento base sustentado. É administrada pelo fundador e os filhos estão chegando no momento da definição profissional. Aqui nesse ponto vou apresentar uma série de observações onde vou explorar hipóteses.
A intenção desta série de artigos é preparar o dono de um negócio para questões pontuais que podem e devem ser tratadas no âmbito da condução do negócio familiar.
TEORIA DA OBVIEDADE - 2 principais observações: (a) Em qualquer problema ou situação tudo muda exceto a resposta ou resultado; (b) Ninguém enxerga o que está além de uma escolha que não compreende. - Conselho: Seja óbvio, por vontade própria, em 50% do seu tempo que os outros 50% serão bem mais fáceis.
Temas
SÉRIES TEMÁTICAS
(61)
PONTO DE INFLEXÃO
(34)
ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
(33)
SCRYBERE
(26)
SER O CLIENTE
(18)
MENTORING
(13)
INTELIGÊNCIA NOS NEGÓCIOS
(11)
MEUS SERVIÇOS
(8)
CRISE-2020
(7)
CONVERSA DE BALCÃO
(6)
SOBREVIVÊNCIA
(5)
POLÍTICAS PÚBLICAS
(3)