segunda-feira, 23 de julho de 2018

Quanto custa o lucro?

Uma das análises que sempre fiz em cada cliente que atendi foi quanto custava o lucro. Não é uma conta simples, por isso criei um indicador que era ajustado com base nas particularidades de cada caso facilitando a comparação entre diferentes situações e, assim, eu obtinha a minha resposta.
As premissas eram bem simples até porque eu não buscava um número financeiro real, mas apenas uma referência percentual que me indicasse o tamanho do buraco. Sim, mesmo usando a palavra lucro na maioria dos casos o que existia era um bom prejuízo.
Alguns dos pontos que entravam no meu indicador eram esses: 

  • custos com direção estavam claros ou dissimulados; 
  • o dinheiro é sacado direto no caixa / banco; 
  • o cálculo de custo é confiável e mantido atualizado sempre; 
  • os preços de venda são cheios os descontados na tabela; 
  • a operação é ociosa ou está na demanda correta; 
  • quanto a sonegação representa no faturamento total; 
  • quanto representam as dívidas fiscais em relação ao faturamento total; 
  • quanto de despesas financeiras são pagas; 
  • quanto que as rescisões representam no faturamento total; 
  • quanto de inadimplência com fornecedores; 
  • quanto de inadimplência dos clientes; 
  • qual o grau de informalidade; 
  • quanto é pago aos serviços contábeis (interno ou externo); 
  • quando o balancete é apresentado; 
  • quanto é investido em treinamento da equipe; 
  • quantos parentes trabalham na empresa; 
  • quem faz a administração de vendas. 

Estas eram algumas das questões fixas no levantamento e outras especificas completavam os dados para formar o índice.
Para quem não sabe um indicador é o somatório de vários grupos aos quais são atribuídos peso na composição da nota final. Então com todas as informações disponíveis se tornava fácil entender o porquê de a empresa estar na situação em que se mostrava.
Mesmo sem saber os critérios do meu indicador é possível entender que o lucro necessita de bastante esforço para ser gerado em um negócio. Não é uma coisa simples. O mais fácil é criar prejuízo, sempre. Numa análise fria é viável afirmar que as empresas são montadas para produzirem prejuízo e a lucratividade, via de regra, é o desvio padrão de um indicador.
Calcular o lucro não é apenas adicionar um percentual de expectativa na fórmula de preços, é bem mais que isso. O lucro atende ao profissionalismo com que ele é tratado, mesmo que esse profissionalismo seja amador ele deve ser verdadeiro.

Boa sorte e bons lucros. Conte comigo!