Já li inúmeras explicações sobre capital de giro que não servem nem para fazer um boi dormir. Esse assunto me causa uma indignação profunda, pois boa parte dos pequenos e médios empresários assistem palestras e seminários, ou participam de cursos pagos e até, em muitos casos, contratam os consultores que se apresentam nesses eventos apenas para descobrir que eles não têm ideia de como montar a estrutura do capital de giro junto ao fluxo de caixa.
Fique bem claro, pois esse entendimento é crucial, o capital de giro e o fluxo de caixa são irmãos siameses. Um não existe sem o outro. Vou detalhar da forma mais didática possível, mas é preciso que você (que vai querer usar isso) faça à adequação para sua própria história.
A explicação do capital de giro usada na modelagem de análise financeira [Patrimônio Líquido (PL) menos o Ativo Permanente (AP) somado ao Ativo Realizável a Longo Prazo (ARLP)] não serve para nada na vida do pequeno ou médio empresário.
Vou descrever os três conceitos mais importantes de forma bem simples, o que tenho certeza irá facilitar o entendimento:
1) Capital de giro é o dinheiro que deve estar disponível no ‘caixa’ durante o ciclo de venda para você pagar as contas da empresa.
2) Fluxo de caixa é o detalhamento das seguintes informações:
a) De onde vem o dinheiro e para onde ele vai durante o ciclo de venda;
b) Quanto dinheiro preciso por dia, por semana e por mês durante o ciclo de venda.
3) Ciclo de venda é o tempo, é o período do giro do produto ou serviço, até que todo o dinheiro volte ao caixa:
a) Em operações comerciais ou industriais é o giro do estoque, isto é, o tempo que o estoque leva para ser vendido e virar dinheiro para o caixa.
b) Em prestação de serviço é o prazo de execução.
Isto será detalhado nas próximas postagens. Mas já é possível pensar na sua própria situação para começar a elaborar o seu mapa de fluxo de caixa e prever o capital de giro necessário para o ciclo de venda.
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!
Teoria da obviedade
“Em qualquer problema
ou situação tudo muda exceto a resposta ou resultado”.