Ciclo de venda é o tempo, é o período do giro do produto ou serviço, até que todo o dinheiro volte ao caixa.
O que ocorre quando o giro completa o ciclo de venda? O dinheiro que estava ali ‘parado’ retorna ao fluxo de caixa e pode ser usado nos pagamentos.
Não se esqueça que a expressão ‘giro do estoque’ também significa que aquilo que é vendido será reposto, sendo assim no ‘giro do estoque’ temos um valor que representa o que está parado. E esse valor parado é o que nos interessa para determinar o quanto de dinheiro precisamos ter disponível como capital de giro para cobrir esta venda que ainda não aconteceu.
Para saber o ciclo de venda é necessário ter o controle de estoque informatizado, ou seja, um sistema que forneça informações sobre quando a mercadoria entrou e quando foi vendida. Com essa informação você irá saber qual a duração do ciclo de venda. Sem o controle informatizado você terá mais trabalho, pois terá que conferir as notas de compra e as notas de venda, apurar isso e pôr no papel.
Não dá para fazer pelo atalho que seria o seguinte cálculo: estoque final do mês (-) estoque inicial (+) entradas (-) vendas, pois esse tipo de cálculo só contempla a variação e não o que está parado. E aqui reside um grande perigo para comer o capital do giro sem perceber.
O ciclo de venda não é só um, sendo que para efeitos de projeção sugiro a adoção de no máximo 6 ciclos. Explico. Alguns produtos serão vendidos rapidamente e outros num prazo curto, médio ou longo. Assim dividindo em no máximo 6 ciclos não encurtamos muito, tampouco, alongamos demasiado o que afetaria o cálculo do capital de giro.
O que o ciclo de venda produz de efeito real é criar o colchão necessário para que a sua empresa tenha condições de permanecer ativa sem riscos. Pois o ciclo de venda de 24 dias é diferente daquele em que o ciclo de venda pode chegar a 78 dias. Explico. No ciclo de venda curto é possível que o capital de giro retorne ao fluxo de caixa antes de a mercadoria ser paga ao fornecedor, ao contrário do que acontece no ciclo longo onde é muito provável que tudo ou uma grande parte do preço da mercadoria seja paga antes do recebimento.
Assim a determinação do ciclo de venda afeta a necessidade de capital de giro e, por conseguinte, a distribuição de lucros. Sim este cuidado é importantíssimo, pois a retirada de dinheiro do caixa da empresa não pode afetar o capital de giro necessário.
Para a prestação de serviços é adequado sempre considerar o clico de venda como sendo médio e longo.
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!
Teoria da obviedade
“Em qualquer problema
ou situação tudo muda exceto a resposta ou resultado”.