quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Literatura Contábil Interna aprenda a ler, eu ajudo...

Escrevi esta série de postagens sobre Literatura Contábil Interna para que o empreendedor, sócio ou administrador tenha plena consciência da sua responsabilidade. 
Literatura Contábil Interna não fornece apenas isso como referi na postagem de abertura (aqui). Com a contabilidade regular, bem planejada no plano de contas e custos, é possível extrair rapidamente informações valiosas para o planejamento no curto e médio prazo ou saneamento rápido de erros e correção de rumos.
Eu quando fornecia serviços contábeis para empresas sempre tive esta missão de oferecer no menor tempo possível a informação da melhor qualidade. Cobrava brevidade no envio de documentos para que tudo ficasse a disposição com agilidade e qualidade. Sei que essa também é uma obsessão para a grande maioria dos colegas de profissão. Mas, no meu tempo de prestador desses serviços, era comum não haver interesse por parte de clientes no retorno das informações, no balancete mensal mais precisamente. Isso só mudava quando era necessário atualização de algum cadastro para o sistema financeiro ou para fornecedores mais criteriosos.
De certa forma eu entendia este tipo de negação aos números oficiais, pois com certeza é mais fácil avançar com a mão grande no caixa e pegar o dinheiro com base nos precários controles internos, do que analisar o balancete e ver que é necessário poupar para saldar compromissos de médio prazo como 13º salário, férias, impostos trimestrais, etc. (essa é uma característica de quem ainda é tocador de negócio, acredito que sempre é tempo de mudar, evoluir...). E até mesmo aqueles que gostavam de receber o balancete mensal e o DRE com minhas análises e indicações dificilmente usavam o material. Eu sabia o motivo, é claro. Ainda bem que para mim esse tempo passou.
A contabilidade através da sua extensa literatura pode fornecer todas as informações para uma boa gestão. Se você não sabe ler isso eu posso ajudar! Se você acha que sua empresa não tem isso a disposição eu posso ajudar! Se você quer se garantir e saber se sua contabilidade é eficiente e que você está seguro eu posso ajudar! Se você quer evoluir e usar suas informações contábeis de forma eficaz eu posso ajudar.
Eu não indico nenhum responsável técnico contábil. Eu não crítico nenhum responsável técnico contábil. Eu não avalio a capacidade de nenhum responsável técnico contábil. Eu não tenho interesse em assumir nenhuma responsabilidade técnico contábil. Meu trabalho é fornecer subsídios e indicar caminhos para que a melhor forma de gestão de um empreendimento possa ser alcançada de forma segura, dinâmica e duradoura.

Fale comigo! Conte comigo! Bons negócios! Boa sorte!