É para resolver a situação do movimento financeiro do dia a dia que necessitamos do capital de giro e do fluxo de caixa que tratei nas postagens anteriores.
E o principal motivo é que a movimentação financeira deve ser ‘resolvida’ no mínimo no dia anterior. O que significa isso? Significa que não é no dia em que vence a conta que você deve saber que:
a) a conta está vencendo;
b) verificar se terá dinheiro disponível para pagar o débito.
Não é assim que você conquista credibilidade com fornecedores ou parceiros de negócios, nem com o sistema financeiro e, tampouco, com o governo.
A credibilidade se consolida em primeiro lugar pelo pagamento pontual (capital de giro) e em segundo lugar pela informação de forma antecipada quando algum atraso do pagamento for necessário (fluxo de caixa). E, principalmente, pelo cumprimento dos acordos negociados. Não existe pior situação do que descumprir prorrogação ou extensão de prazo de um pagamento devido e renegociado. Isso queima a reputação e eleva os preços de novas aquisições.
Saber o que vai ser feito com no mínimo um dia de antecipação facilita a operação diária do encarregado dos pagamentos, pois essa tarefa pode exigir movimentação de dinheiro entre bancos, previsão de saque ou programação de débito. Além de cumprir os limites de horário para transações bancárias conforme o funcionamento da instituição financeira.
Saber o que vai ser feito de forma antecipada elimina a estúpida sensação de grande capacidade de gestor, que faz inúmeras besteiras para resolver o problema num dia, e esquece que amanhã o problema pode ser ainda pior. O mágico financeiro é só um operador inábil, que abusa da sorte e do esforço dos envolvidos, usando sua ânsia de produzir algum resultado positivo mesmo de forma desorganizada.
Resolver o que é delicado primeiro e executar com calma o resto. Essa é a base do trabalho para quem operacionaliza o movimento financeiro do dia a dia.
Organização e ordem, de forma simplificada, funcionam sempre com resultados muito mais do que satisfatórios.
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!
Teoria da obviedade
“Em qualquer problema
ou situação tudo muda exceto a resposta ou resultado”.