Resolvi escrever sobre qualidade porque percebo que existe um espaço vazio no entendimento do sentido da palavra no ambiente de negócios. Principalmente o que significa a palavra qualidade quando aplicada no desenvolvimento do processo e a qualidade quando executada durante o processo e que pode resultar em algo (produto ou serviço) como resultado.
Qualidade é um substantivo feminino que pressupõem que algo será sempre bom e, invariavelmente, não se explica na própria palavra, pois ela requer um adjetivo de valoração ou advérbio. Isso é a estruturação da língua escrita e eu não vou tratar sob esta ótica.
Grave a seguinte expressão: Qualidade no ambiente dos negócios é o resultado de um processo permeado de acertos ou erros. Sempre será resultado não se esqueça disso. E é resultado quando aplicada no desenvolvimento da metodologia tanto quanto é resultado quando executada durante o procedimento. Isso é o processo.
A diferença começa pela pretensão de antecipar o resultado antes da execução. Explico. Descrever uma metodologia de fabricação de um produto ou da prestação de um serviço não significa que ele será desenvolvido, executado conforme foi descrito ou previsto. Sob um ponto de vista bem direcionado é possível caracterizar essa qualidade como puro marketing. E, essa ideia da qualidade baseada nas definições de métodos costuma criar uma série de resultados inconvenientes, que podem chegar ao ponto de manchar de forma impactante a marca ou o nome de quem produziu algo ou prestou algum serviço.
Por outro lado, obter um produto ou serviço com qualidade positiva marcante durante o procedimento também pode ser um problema. Explico. O ponto da qualidade deve ser mantido, repetido e aperfeiçoado e isso deve ser obtido sempre e a cada vez em que é produzido ou prestado novamente. Analisando na contraposição ao puro marketing temos a ideia de que é na execução quase empírica que agradamos ao cliente. Grande engano, pois esta oscilação também pode chegar ao ponto de manchar de forma impactante a marca ou o nome de quem produziu algo ou prestou algum serviço.
A qualidade fruto de metodologia e procedimento em todas as etapas é representada na característica cognoscente que toda a empresa desenvolve agindo em conjunto. Essa característica de assimilar conhecimento, de aprimorar, de aprender é o que torna o resultado com característica marcante positiva duradoura e estabilizada. E isso eleva o potencial de obter sucesso no ambiente competitivo de negócios em que estamos inseridos.
Finalizo a introdução breve sobre esse outro tema instigante com a proposição pontual de uma dúvida e uma indicação. A dúvida é se a busca sobre qualidade visa atender uma tendência de melhoria apontada pelo sentimento de que isso é necessário para consolidar o crescimento da empresa e dos envolvidos, ou se é a busca por um selo que conceda visibilidade e facilite o marketing ao negócio oportunizando usufruir de vantagens imediatas disso. A indicação que dou é que se for pela sensação, percepção de que isso vai melhorar a empresa e os envolvidos a chance de ter êxito é elevada com frutos em visibilidade e oportunidades, enquanto que o caminho do marketing dificilmente terá sucesso, pois carecerá de motivação verdadeira.
Sorte, sucesso e conte comigo!