As coisas são tão simples que basta colocar uma amostra de sorvete num potinho para pensarmos que tem muito espaço nesse novo ciclo de possibilidades. Claro que se acompanhasse uma colherzinha (mesmo que plástica) decente para consumir o apetitoso sorvete seria muito melhor. E se a mesinha minúscula e descascada fosse substituída ajudaria. Mas estas coisas da maneira que acontecem me fazem pensar. Tomar banho, andar de ônibus ou avião e conversar também me fazem pensar. Pensar. Pensar cria algumas variáveis significativas em qualquer linha de ação. Então o pensar deve ser associado ao pescar. Vamos a pescaria no meio das ideias.
Uma das coisas que tenho dúvida é se o modelo de consultoria já está esgotado de verdade. Sei que o modelo que usa terno, gravata, sapato e entrega os relatórios depois passa no caixa acabou faz tempo. Gosto de gravata e um bom blazer, mas sapato é uma coisa que me deixa desconfortável. Relatórios sem fim ou finalidade também me deixam desconfortável. Mas implementação não me deixa desconfortável. Ainda acredito na consultoria como (forma de contratação de) uma linha de pensamento mais ampla, oxigenada, pragmática e teórica ao mesmo tempo, como um caminho para estabelecer um bom pacote de resultados. Resultados econômicos e financeiros, além de emocionais e festivos, combinados com contundentes e marcantes.
Vejo que agir num ambiente controlado pelo risco é diferente de arriscar num cenário traçado num plano. Acho que isso é significativo e pode ser construído. Soluções existem para tudo. Algumas delas são drásticas, dramáticas e amargas e é certo que não serão a primeira opção, mas em muitas ocasiões, ou quase sempre, o gráfico da vida nos mostra um corte, uma queda, um desânimo antes de um novo período de avanço consistente. O que muda ou faz a troca na interpretação dos acontecimentos é a aplicação da teoria da obviedade.
Implementar é o pulo do gato. Gato, felino aquele bicho que dificilmente faz algo que não quer e que também não mede esforços para alcançar um objetivo. Inclusive pular. Mas voltando ao pulo do gato na implementação acho que poderemos avançar com inteligência e ação. Inteligência e ação são palavras, expressões quase coirmãs no mundo dos negócios desde que usadas na ordem certa. Ação e inteligência muitas vezes cobra um preço demasiado caro. Inteligência e ação sempre tem melhores resultados.
Sorte, sucesso e conte comigo!