quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Prestando contas parte 2

Nas postagens iniciais dessa série chamo atenção para o conceito de prestar contas, pois acredito ser relevante no cotidiano dos negócios, no ambiente de gestão e decisão, que essa ideia tenha uma atenção especial. 


A vida e as coisas no geral não são simples para empresas de pequeno ou médio porte, eventualmente para algumas maiores também. A ambição pode ser grande, mas a efetivação de resultados nem sempre atende essa expectativa e o que decorre desta condição é a frustração, o prejuízo e os problemas residuais. Mas tudo pode ser diferente. Pode ser diferente porque é possível criar um ambiente de debate e entendimento que tenha vínculos com o negócio. 

As pequenas e médias empresas invariavelmente têm assessorias externas estabelecidas. Uma delas é presente em todas as situações sendo conhecida por escritório contábil, nenhuma empresa existe sem um contabilista. Outra assessoria constante é o escritório de advocacia, tenha certeza que em algum momento toda empresa precisará de representação jurídica, deveria ser permanente também funcionando no módulo de prevenção. Outras assessorias eventuais também são utilizadas dentre as quais destaco: adequação as normas regulamentadoras (NR’s); marketing e propaganda; busca e seleção de pessoas; entre outras. Se funcionam bem ou não é uma questão de analisar, avaliar e cobrar. E esse é o ponto nevrálgico em que estabeleço o conceito de prestar contas para ser aplicado em pequenas e médias empresas. 

É atribuído ao pequeno e médio empresário um papel de imensa importância num cenário com poucas condições. Explico. É o empreendedor quem deve decidir sobre tudo o que escrevi no parágrafo anterior. É o empreendedor quem responde por tudo que for feito pelas assessorias. Mas nem todo empreendedor recebe uma prestação de contas adequada das assessorias, principalmente por não saber o que deveria cobrar. Nem todo empreendedor tem condições de entender a importância das demandas sob sua responsabilidade, na maioria dos casos a preocupação é apenas com o funcionamento geral do negócio deixando de lado as questões que envolvem a gestão. E, assim, quando a frustração pela escassez de resultados financeiros bate é muito forte, imagine o que acontecerá então quando a verdade econômica for apresentada? Voltamos ao ponto nevrálgico do conceito de prestar contas

Pense na possibilidade de receber acompanhamento profissional nesse processo de prestar contas. Conte comigo!