Nos tempos atuais
quem não avalia as informações que estão registradas nos bancos de dados disponíveis
não sabe o que está perdendo. Se você acha que o sistema ERP serve apenas para
incluir pedidos, emitir notas fiscais, apurar o custo e informar quem está
devendo... você está bem atrasado e sua empresa corre sérios riscos. É possível
que o sistema ERP que você escolheu, aquele que saiu mais barato, realmente não
forneça muitas informações, mas o problema não é dele... contínua sendo seu. E,
sendo assim, para você nem sei o que dizer... além de: mude urgente! Evolua!
Bom, nesse ponto,
eu penso que você que contínua lendo tem (ou decidiu migrar para) um sistema
ERP completo, integrado e funcionando a pleno vapor e ficou com interesse em
saber mais sobre esse tema, assim sendo, voltamos aos Grandes [Volumes + Veracidade + Velocidade] de Dados, mas no cenário interno.
O que um sistema
de informações internos oferece para tomada de decisão? Basicamente oferece dados do que aconteceu e o que vai
acontecer com as ações que já foram tomadas. Isso é importantíssimo. Explico. As
informações disponíveis no sistema ERP (ou nas planilhas eletrônicas) contém
informações tipo: o que foi comprado (custo), o que foi vendido (vendas), o que
foi pago (capital de giro), o que foi recebido (capital de giro), o que precisa
comprar (produção), o que tem para vender (estoque), o que é preciso pagar (fluxo
de caixa), o que tem para receber (fluxo de caixa), entre outras. Estas são as
informações diretas. Temos também as indiretas, tais como: clientes que não
compraram (venda futura?), clientes que não pagaram (cobrança?), fornecedores
que aumentaram preço (buscar novos ou aumentar preço?), produtos parados no estoque
(fazer oferta ou perder?), vendedores com baixa produção (motivar ou trocar?),
mercadorias que estragaram e foram perdidas (por quê?), entre tantas outras. Todas
estas informações estão (ou deveriam estar) lá, diretas ou indiretas, para serem
acessadas e analisadas, avaliadas e seguir com as ações necessárias.
Outra fonte de
dados é o sistema de CRM ou alguma base de cadastro de clientes (ou planilhas eletrônicas)
que pode ser o mesmo ERP ou não. O sistema de CRM / cadastro usualmente serve
para administrar condições específicas e detalhadas de clientes, mas também que
pode ser o ponto central ou nervoso de todo um negócio que, por exemplo, não
seja voltado para venda de mercadorias, mas para atendimento de pessoas. Enfim,
o que importa é que existem dados, muitos dados que criam o ambiente macro de
BIG DATA pelo volume e variedade. Isso ficou claro?
No macro cenário
do BIG DATA pode-se considerar que o conjunto de todos os dados internos disponíveis,
pela sua observação do passado, são tratados no ramo do BI – Business Intelligence
ou Inteligência nos Negócios. E é a DS – Data Science ou Ciência de Dados quem
trata do que acontece no ‘presente’, mesmo que não exista um lapso
temporal específico para definir ‘presente’, é comum pensar que os
dados de anteontem não geram mais interesse. Irei detalhar um pouco mais no
próximo artigo.
Faça mais! Faça melhor! Conte comigo!
marcio.moraes@InteligenciaTodoDia.com