terça-feira, 21 de janeiro de 2020

BIG DATA II – Informações internas

Nos tempos atuais quem não avalia as informações que estão registradas nos bancos de dados disponíveis não sabe o que está perdendo. Se você acha que o sistema ERP serve apenas para incluir pedidos, emitir notas fiscais, apurar o custo e informar quem está devendo... você está bem atrasado e sua empresa corre sérios riscos. É possível que o sistema ERP que você escolheu, aquele que saiu mais barato, realmente não forneça muitas informações, mas o problema não é dele... contínua sendo seu. E, sendo assim, para você nem sei o que dizer... além de: mude urgente! Evolua!
Bom, nesse ponto, eu penso que você que contínua lendo tem (ou decidiu migrar para) um sistema ERP completo, integrado e funcionando a pleno vapor e ficou com interesse em saber mais sobre esse tema, assim sendo, voltamos aos Grandes [Volumes + Veracidade + Velocidade] de Dados, mas no cenário interno.
O que um sistema de informações internos oferece para tomada de decisão? Basicamente  oferece dados do que aconteceu e o que vai acontecer com as ações que já foram tomadas. Isso é importantíssimo. Explico. As informações disponíveis no sistema ERP (ou nas planilhas eletrônicas) contém informações tipo: o que foi comprado (custo), o que foi vendido (vendas), o que foi pago (capital de giro), o que foi recebido (capital de giro), o que precisa comprar (produção), o que tem para vender (estoque), o que é preciso pagar (fluxo de caixa), o que tem para receber (fluxo de caixa), entre outras. Estas são as informações diretas. Temos também as indiretas, tais como: clientes que não compraram (venda futura?), clientes que não pagaram (cobrança?), fornecedores que aumentaram preço (buscar novos ou aumentar preço?), produtos parados no estoque (fazer oferta ou perder?), vendedores com baixa produção (motivar ou trocar?), mercadorias que estragaram e foram perdidas (por quê?), entre tantas outras. Todas estas informações estão (ou deveriam estar) lá, diretas ou indiretas, para serem acessadas e analisadas, avaliadas e seguir com as ações necessárias.
Outra fonte de dados é o sistema de CRM ou alguma base de cadastro de clientes (ou planilhas eletrônicas) que pode ser o mesmo ERP ou não. O sistema de CRM / cadastro usualmente serve para administrar condições específicas e detalhadas de clientes, mas também que pode ser o ponto central ou nervoso de todo um negócio que, por exemplo, não seja voltado para venda de mercadorias, mas para atendimento de pessoas. Enfim, o que importa é que existem dados, muitos dados que criam o ambiente macro de BIG DATA pelo volume e variedade. Isso ficou claro?
No macro cenário do BIG DATA pode-se considerar que o conjunto de todos os dados internos disponíveis, pela sua observação do passado, são tratados no ramo do BIBusiness Intelligence ou Inteligência nos Negócios. E é a DSData Science ou Ciência de Dados quem trata do que acontece no ‘presente’, mesmo que não exista um lapso temporal específico para definir ‘presente’, é comum pensar que os dados de anteontem não geram mais interesse. Irei detalhar um pouco mais no próximo artigo. 

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marcio.moraes@InteligenciaTodoDia.com