quarta-feira, 21 de março de 2018

Peculiaridades da gestão do estoque no comercio

A primeira parte do assunto estoque está aqui. Além daquilo que tratei na outra postagem que se aplica também ao estoque numa empresa exclusiva de comércio, ou seja, na revenda de mercadorias de terceiros, nesta postagem vou tratar especificamente do estoque desse tipo de negócio.
A gestão integrada do estoque no comércio é mais simples, mas não menos importante. O ponto crítico no comércio quanto ao estoque está ligado ao tempo de permanência deste na empresa. Na primeira parte do assunto estoque chamei atenção para o custo financeiro (via banco ou algo pior) que recai no estoque parado. O reflexo do estoque parado eu tratei aqui.
A composição do estoque deve sempre partir de um plano de vendas. Isso irá determinar uma série de ações que devem ser tomadas nos momentos certos. As principais ações estão vinculadas ao abastecimento de mercadorias que são afetadas pela sazonalidade e aquelas que não o são. Essas definições irão condicionar todo o planejamento financeiro que irá suportar a necessidade de compras. Uma ideia de como estruturar isso você encontra aqui.
Quando o estoque é controlado de forma efetiva é possível eliminar ou reduzir ao mínimo as perdas por avarias ou expiração da validade regulamentar. É possível fazer o correto dimensionamento da curva de vendas e, desta forma, ter sempre a disposição os principais produtos. É possível avaliar quais as marcas ou produtos que estão dando referência positiva e apresentando qualidade geral de confiança e satisfação e, assim, estabelecer parcerias sustentáveis e duradouras. É possível entender qual a dinâmica correta para o melhor relacionamento com clientes e vislumbrar um horizonte de crescimento.
No comércio o estoque é o conjunto de músculos e nervos que sustenta todo o negócio desde que sejam corretamente conduzidos e nutridos para esse fim, portanto, preste atenção e não deixe sua empresa definhar por falta de tonicidade, destreza e agilidade.