segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Vender mais não significa crescimento de vendas

A afirmação “vender mais não significa crescimento de vendas” é quase tão difícil de explicar quanto a necessidade de controlar com rigor capital de giro e fluxo de caixa. Em alguns momentos chego a pensar que nessa luta nunca terei sucesso. O ponto em comum nas duas situações de embate é dinheiro

No tocante a vender mais parece que a expectativa de entrar mais dinheiro altera o processo de entendimento do significado de crescimento de vendas. E quanto ao controle rigoroso do capital de giro e fluxo de caixa percebo que a sensação de não controlar tranquiliza, de uma forma bizarra, aquele movimento de avançar com a mão grande em qualquer centavo disponível no caixa. 

Explico agora a distinção que faço entre vender mais e crescimento de vendas. Crescer é parte de um processo de aprimoramento. Nesse processo experiências vão sendo adicionadas e formam uma base de conhecimento (base de faturamento) que sustentam os diversos movimentos necessários para a contínua expansão. O crescimento de vendas acontece em ciclos que podem e devem ser predeterminados para que tudo aquilo que está envolvido no aumento da demanda acompanhe esse fluxo de forma natural. 

Em contraponto ao processo de crescer temos a busca incessante de vender mais a qualquer custo, o que não raro proporciona justamente o resultado contrário, ou seja, as vendas param literalmente. Os problemas que surgem por conta da obsessão em vender mais por vezes asfixiam todo o negócio, empurrando para o precipício das lamentações até os mais bem-intencionados tocadores de negócios

Aumento de vendas é necessário todos os dias, mas isso só acontece de fato quando faz parte de uma estratégia sustentada de crescimento. O esforço para aumento de vendas deve fazer parte de um planejamento de negócio que suporte tudo isso, pois tem reflexos por toda e em toda empresa. Esse ponto é crucial. O aumento de vendas reflete em tudo na empresa, acredito ser desnecessário dizer que o contrário também afeta tudo e todos. Mas vou escrever mesmo assim para ficar bem claro. Se as vendas falham em algum ponto a empresa como um todo perde e até morre. 

Conte comigo para criar o ambiente de crescimento sustentado!