domingo, 28 de outubro de 2018

Modelagem de informações em cenários com estruturação quântica

A representação quântica de qualquer coisa que pensemos nos remete ao ponto em que nunca estaremos satisfeitos com nossa quantidade de conhecimento, pois nosso ímpeto é expandir, exteriorizar. O universo quântico descortina uma fonte inesgotável de informações que, quando acessadas, não representarão nada mais do que o próprio universo usando a comunicação direta com cada ínfima partícula da nossa estrutura de conhecimento em um nível não organizado. Estaremos livres para fazer uso dessa estruturação quântica da forma que bem entendermos desde que saibamos como retrair, interiorizar o conhecimento recebido. Nosso próprio fluxo quântico de comunicação altera e se altera no mesmo ritmo de acesso em que o conhecimento subliminar é recebido. É preciso abrir esse caminho em algum momento”.

Nos acostumamos a limitar nossa compreensão sobre um resultado com a expectativa daquilo que queremos obter, desprezando assim a mera possibilidade de que esse resultado possa trazer algum novo fator embutido em sua composição. O resultado em si pode sim ser fruto da expectativa, mas a realização desse resultado esperado, eventualmente, nos brinda com uma nova massa de informações que ou explicam o resultado obtido ou mostram porque ele poderia ser melhor ou apontam porque ele não será mais obtido no contexto do negócio proposto.
O que acontece quando trabalhamos por um resultado? Normalmente obtemos esse resultado. Explico. Quando eu planejo uma sequência de cenários possíveis para uma ação que pretendo seja implementada eu movimento as informações que disponho em conformidade com aquilo que defini e vou obter um resultado com isso. É bem simples. O que não é tão simples, pois normalmente não é feito, é a análise aprofundada do impacto que esse resultado obtido causará nas informações que abasteceram a criação do planejamento dos cenários iniciais.
É nessa concepção retroalimentada de informações que estabeleço como a modelagem de informações em cenários com estruturação quântica serve para criar e manter um ambiente de planejamento que não retornará mais ao ponto de inércia de cada ciclo. Os ciclos serão expansíveis na intenção da conveniência do planejamento e não mais pela necessidade de resultados, pois os resultados serão constantes, frequentes ou até permanentes.

Prepare-se, sucesso e conte comigo!

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Qualidade Cognoscente e o Resultado Esperado

Na postagem em que abri esta série sobre qualidade cognoscente eu solicitei atenção especial a essa expressão: “Qualidade no ambiente dos negócios é o resultado de um processo permeado de acertos ou erros. Sempre será resultado não se esqueça disso. E é resultado quando aplicada no desenvolvimento da metodologia tanto quanto é resultado quando executada durante o procedimento”. 


Eu titulei essa série sobre qualidade com a palavra cognoscente porque representa uma consequência do processo e no processo. Essa palavra faz parte da criação ou maturação da metodologia e faz parte da parametrização do procedimento. A qualidade cognoscente é uma conquista tão grande quanto o Resultado Esperado, pois permite que o processo seja mantido efervescente. E o processo é quem deve continuamente ser aperfeiçoado, ou melhorado, ou testado, pois é na rotina de verificação que reside a essência da qualidade positiva como Resultado Esperado

Do meu ponto de vista a qualidade é algo simples e fácil de ser classificada e, por isso, eu a defino apenas como existente ou não existente. Se existir é o Resultado Esperado. Se não existir é o resultado não esperado. Também vejo que a qualidade é o fruto da persistência, da dedicação, do engajamento e do comprometimento. É quase uma compulsão, ou obsessão. É uma causa. 

Penso também que qualidade não é uma palavra para ser usada como slogan ou como marketing. Qualidade é uma obrigação! Talvez seja a única obrigação verdadeira que toda empresa deva ter, e por isso mesmo é que a qualidade é um processo cognoscente. Qualidade é a obrigação de todos na empresa. Mas não é só na empresa! Explico. A qualidade como Resultado Esperado começa nos fornecedores e vai, no mínimo, até o momento em que o cliente final, aquele que fará uso do produto ou serviço estará no ápice de efetivar esta experiência. 

A experiência de consumo do produto ou serviço é o que confere a qualidade como resultado existente ou não existente. Sempre será resultado não se esqueça disso

Sorte, sucesso e conte comigo!

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Qualidade Cognoscente e o resultado não esperado

Na postagem em que abri esta série sobre qualidade cognoscente eu solicitei atenção especial a essa expressão: “Qualidade no ambiente dos negócios é o resultado de um processo permeado de acertos ou erros. Sempre será resultado não se esqueça disso. E é resultado quando aplicada no desenvolvimento da metodologia tanto quanto é resultado quando executada durante o procedimento.” 


Um processo de busca ou manutenção de grau de qualidade positiva é permanente. É igual a tudo na empresa, mas é diferente também. Todos os dias os objetivos se repetem. Aumentam ou diminuem vendas, finanças, compras, pessoas, equipamentos, produção, tudo está envolvido no ciclo de vendas ou no humor do mercado. Tudo menos a qualidade. A qualidade independe do ciclo de venda. Ela depende do grau cognitivo com que foi constituída. A qualidade não é um quesito de negociação. A qualidade não sobrevive ao resultado não esperado cíclico.  

Tenho usado de forma clara a expressão qualidade positiva para demonstrar que o resultado não esperado que surge do processo de produção ou prestação de serviço é negativo. Qualquer resultado que não esteja conforme o padrão definido é um resultado não esperado e é negativo. A repetição de resultados não esperados pode ser fatal para a empresa, normalmente é, mesmo que demore para aparecer de forma clara. O resultado não esperado quando passa a ser configurado como fortuito ou ocasional torna a voltar como fator de correção na metodologia ou no procedimento, dependendo do vínculo ou submissão que o resultado não esperado acarreta. Fique atento para que isso jamais ocorra. 

Existem diversas formas de tratar o resultado não esperado numa empresa, mas poucas fazem bem ao negócio. Se for oferecido ao cliente aceitar o produto ou serviço prestado da forma como foi entregue mediante uma compensação financeira ou bonificação estará sendo dado o primeiro passo rumo a um buraco sem fundo. Se for oferecido ao cliente a substituição do produto ou o refazimento do serviço prestado sem avaliação do que ocorreu, das condições reais a que foi submetido estará sendo dado outro passo consistente em direção daquele buraco sem fundo. Não fuja do resultado não esperado, trate-o de forma adequada. Aceite o erro quando for necessário, mas não aceite erros por falta de condições de garantir a qualidade positiva

Sorte, sucesso e conte comigo!

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Qualidade Cognoscente – Procedimento


Na postagem em que abri esta série sobre qualidade cognoscente eu solicitei atenção especial a essa expressão: “Qualidade no ambiente dos negócios é o resultado de um processo permeado de acertos ou erros. Sempre será resultado não se esqueça disso. E é resultado quando aplicada no desenvolvimento da metodologia tanto quanto é resultado quando executada durante o procedimento.” 

"Eu sei fazer isso tão bem que faço até de olhos fechados". Eu ouvi essa afirmação em tantas ocasiões que perdi a conta. Isso é um procedimento de execução que pode ser eficaz, mas não reflete como qualidade positiva no cotidiano, e o motivo principal é que somente aquele especialista sabe fazer aquilo de olhos fechados. Esse é o tamanho do problema. Para resolver esse problema é necessário criar uma metodologia de execução que possa tornar o método replicável, num primeiro momento com o mesmo resultado e, depois, com o aprimoramento dessa forma de execução. 

Proficiência no sentido geral não combina com qualidade positiva e, normalmente, está um ou alguns passos atrás na execução do procedimento organizado e perfeito. Não resta um caminho diferente na procura da qualidade positiva constante que aquele em que é buscado criar uma metodologia consistente. A regra de ouro aqui é coincidir o objetivo com o resultado. Etapas podem ser pensadas se o procedimento for complexo ou intuitivo em grau elevado, mas no menor tempo hábil é necessário consolidar a metodologia. 

Diferente da tentativa de criar um procedimento a partir de uma metodologia que pode ser desgastante, o caminho inverso pode ser ainda mais corrosivo, pois a resistência em sistematizar e documentar é uma caraterística marcante em qualquer proficiente. O processo de criação de metodologia é, sob um ponto de vista conceitual, invasivo e intransigente. O desprezo por organização precisará ser eliminado durante a jornada. Necessita ser assim. E será realizado com sucesso desde que a qualidade cognoscente venha como resultado da cooperação, participação e avanço em conjunto. O ambiente transparente, reto e direto é ainda mais fundamental na condução do sistema de comunicação pessoal nesse esquema de trabalho. 

Sorte, sucesso e conte comigo!

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Qualidade Cognoscente – Metodologia

Na postagem em que abri esta série sobre qualidade cognoscente eu solicitei atenção especial a essa expressão: “Qualidade no ambiente dos negócios é o resultado de um processo permeado de acertos ou erros. Sempre será resultado não se esqueça disso. E é resultado quando aplicada no desenvolvimento da metodologia tanto quanto é resultado quando executada durante o procedimento.” 


Nesse artigo o foco é entender a criação da metodologia que deverá dar consistência a todo o processo de geração de qualidade positiva. Metodologia é o conjunto das regras, normas e procedimentos que devem ser seguidos na execução de um procedimento. A criação da metodologia pode surgir como um descritivo, uma receita, um roteiro que é sugerido, planejado em busca da eficiência e que será posto em prática para verificar a eficácia da execução. Ou a metodologia pode ser extraída a partir da execução sistemática que é efetuada por um especialista repetidas vezes com a mesma eficiência, o que leva a definir essa forma de executar como sendo o padrão para obter a eficácia na execução. 

Do meu ponto de vista não tem importância maior, a não ser por um possível direito autoral, qual origem que terá a metodologia, pois em ambas as situações o importante é que seja executada, avaliada e aperfeiçoada continuamente. Mantendo a documentação das alterações testadas e os resultados obtidos, teremos sempre uma forma de fazer que contemplará as expectativas de eficácia e eficiência embutidas em qualquer processo sistêmico. 

A qualidade cognoscente é construída na base de cooperação, participação e avanço em conjunto. Por mais que uma pessoa tenha a definição sobre o ‘ponto’ da qualidade essa definição é, praticamente, construída em conjunto por todos envolvidos. Esse é o processo que leva a qualidade positiva e mantém o risco de qualidade negativa afastado do cotidiano da empresa. Com a amplitude de participação no processo de criação da qualidade cognoscente todos se sentem envolvidos e permeáveis aos resultados obtidos, em cada produto produzido ou serviço prestado que esteja na conformidade do padrão de qualidade estabelecido. 

Escrever a metodologia é uma atividade que será desgastante e precisará de muito apoio, mas com certeza absoluta valerá muito o esforço empenhado quando comparado ao resultado colhido. 

Sorte, sucesso e conte comigo!

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Qualidade Cognoscente

Resolvi escrever sobre qualidade porque percebo que existe um espaço vazio no entendimento do sentido da palavra no ambiente de negócios. Principalmente o que significa a palavra qualidade quando aplicada no desenvolvimento do processo e a qualidade quando executada durante o processo e que pode resultar em algo (produto ou serviço) como resultado. 

Qualidade é um substantivo feminino que pressupõem que algo será sempre bom e, invariavelmente, não se explica na própria palavra, pois ela requer um adjetivo de valoração ou advérbio. Isso é a estruturação da língua escrita e eu não vou tratar sob esta ótica. 



Grave a seguinte expressão: Qualidade no ambiente dos negócios é o resultado de um processo permeado de acertos ou erros. Sempre será resultado não se esqueça disso. E é resultado quando aplicada no desenvolvimento da metodologia tanto quanto é resultado quando executada durante o procedimento. Isso é o processo. 

A diferença começa pela pretensão de antecipar o resultado antes da execução. Explico. Descrever uma metodologia de fabricação de um produto ou da prestação de um serviço não significa que ele será desenvolvido, executado conforme foi descrito ou previsto. Sob um ponto de vista bem direcionado é possível caracterizar essa qualidade como puro marketing. E, essa ideia da qualidade baseada nas definições de métodos costuma criar uma série de resultados inconvenientes, que podem chegar ao ponto de manchar de forma impactante a marca ou o nome de quem produziu algo ou prestou algum serviço. 

Por outro lado, obter um produto ou serviço com qualidade positiva marcante durante o procedimento também pode ser um problema. Explico. O ponto da qualidade deve ser mantido, repetido e aperfeiçoado e isso deve ser obtido sempre e a cada vez em que é produzido ou prestado novamente. Analisando na contraposição ao puro marketing temos a ideia de que é na execução quase empírica que agradamos ao cliente. Grande engano, pois esta oscilação também pode chegar ao ponto de manchar de forma impactante a marca ou o nome de quem produziu algo ou prestou algum serviço. 

A qualidade fruto de metodologia e procedimento em todas as etapas é representada na característica cognoscente que toda a empresa desenvolve agindo em conjunto. Essa característica de assimilar conhecimento, de aprimorar, de aprender é o que torna o resultado com característica marcante positiva duradoura e estabilizada. E isso eleva o potencial de obter sucesso no ambiente competitivo de negócios em que estamos inseridos. 

Finalizo a introdução breve sobre esse outro tema instigante com a proposição pontual de uma dúvida e uma indicação. A dúvida é se a busca sobre qualidade visa atender uma tendência de melhoria apontada pelo sentimento de que isso é necessário para consolidar o crescimento da empresa e dos envolvidos, ou se é a busca por um selo que conceda visibilidade e facilite o marketing ao negócio oportunizando usufruir de vantagens imediatas disso. A indicação que dou é que se for pela sensação, percepção de que isso vai melhorar a empresa e os envolvidos a chance de ter êxito é elevada com frutos em visibilidade e oportunidades, enquanto que o caminho do marketing dificilmente terá sucesso, pois carecerá de motivação verdadeira. 

Sorte, sucesso e conte comigo!